12 de junho de 2013

DANOS AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE MALI SÃO PIORES DO QUE ESTIMATIVA DA UNESCO


Paris - Uma equipa de especialistas da Unesco descobriu que os danos ao patrimônio cultural de Tombouctou são piores do que a estimativa inicial. O grupo esteve na cidade do Mali na semana passada para avaliar a situação.

O norte do país foi ocupado por radicais islâmicos, após conflitos entre forças do governo e rebeldes tuaregues em janeiro.

Segundo a agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, a missão foi o primeiro passo para a reconstrução e segurança dos sítios de Tombouctou, já que muitos fazem parte da lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

O especialista da agência, Lazare Eloundou Assomo, que liderou os trabalhos no Mali, disse que a destruição em Tombouctou é mais "alarmante" do que o esperado.

Segundo Assomo, 14 mausoléus da cidade, incluindo os que são Patrimônio Mundial, estão totalmente destruídos. O especialista da Unesco lamentou que o monumento El Farouk, que fica na entrada de Tombouctou, esteja arruinado.

A agência da ONU calcula que mais de 4,2 mil manuscritos do centro de pesquisa Ahmed Baba foram perdidos e outros 300 mil, que agora estão em na capital do país, Bamako, precisam de conservação urgente.

A missão liderada pela Unesco contou com especialistas de várias instituições parceiras, do governo francês e da União Europeia. Eles estiveram no Mali de 28 de maio a 3 de junho.

O grupo reuniu o máximo possível de informações sobre o patrimônio cultural de Timboctou e o que será necessário para reparos, reconstrução e proteção. Os resultados serão utilizados para finalizar o Plano de Ação para o Mali.

Em Tombouctou, os especialistas encontraram-se com militares, líderes religiosos e responsáveis pela segurança do patrimônio. Eles visitaram os locais destruídos e tiveram atenção especial com os mausoleus do Cemitério dos Três Santos, do cemitério Alpha Mova e o estado de conservação de três mesquitas.

Extraído do sítio África 21 Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.