21 de junho de 2013

"TABACARIA" É O POEMA DE FERNANDO PESSOA MAIS CITADO NA INTERNET

A "Tabacaria" é o poema de Fernando Pessoa mais citado nas diferentes redes sociais, revela um estudo do Projeto SAPO Labs com a Universidade de Lisboa, hoje divulgado.


Fernando Pessoa, nascido há 125 anos, é, segundo o mesmo estudo, "o poeta português mais conhecido dentro e fora de Portugal, [e] é também provavelmente o mais citado", afirma o comunicado do portal Sapo.

"`Tabacaria` é o poema mais citado, nomeadamente os versos `À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo` e `Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta`", lê-se na nota.

Esta pesquisa foi feita através do sítio "O Mundo em Pessoa" - http://fernandopessoa.labs.sapo.pt -, que faz "a recolha automática de citações de Fernando Pessoa, ortónimo e heterónimos, a partir das redes sociais", explica o mesmo comunicado.

Através deste sítio na Internet pretende-se "mostrar quais as frases e versos de Fernando Pessoa que mais inspiram os seus leitores de todo o mundo", mas também "conduzir todos aqueles que usam as palavras de Pessoa até ao seu texto original, ampliando o número de leitores e o conhecimento da sua obra", escreve o portal Sapo.

Segundo a mesma fonte "nos últimos sete dias foram recolhidas quase 500 citações".

"Sempre que é citado um texto de Fernando Pessoa no Twitter ou em páginas públicas do Facebook, `O Mundo em Pessoa` identifica e mostra essa mensagem num interface próprio, para saber se um texto é uma citação da obra de Fernando Pessoa recorre-se a arquivos da obra do poeta disponíveis online, com os quais são comparados os textos do post", explica a mesma nota.

Em http://fernandopessoa.labs.sapo.pt os utilizadores "podem ver as citações mais recentes, à medida que são identificadas, optando por consultar o último dia, semana ou mês".

Também é possível "filtrar os resultados por heterónimo e aceder ao top de poemas mais citados nos últimos 30 dias". Utilizando este critério, o poema "Tabacaria", de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, foi o mais citado nas redes sociais no último mês.

O segundo poema mais citado é da série "O Guardador de Rebanhos", de Alberto Caeiro, outro heterónimo do autor de "Mensagem".

O investigador e estudioso da obra de Fernando Pessoa, Richard Zenith, realçou recentemente à Lusa que grande parte do interesse em torno de Fernando Pessoa se deve ao facto de o poeta "ser muito mais nosso contemporâneo que a maioria dos escritores nascidos no século XIX".

"Parte do barulho em redor de Pessoa tem a ver com o facto de ele ser muito mais nosso contemporâneo que a maioria dos escritores nascidos no século XIX", disse o investigador norte-americano, distinguido com o Prémio Pessoa 2012.

O interesse pela obra de Pessoa tem a ver também com "a particularidade da sua visão do mundo, assim como a maneira de escrever que o aproxima do mosso tempo, e é significativo que grande parte da sua obra tenha sido conhecida na segunda metade do século XX e no atual", acrescentou o investigador, que tem publicado vários textos inéditos do autor de "Mensagem".

Fernando Pessoa (1888-1935) publicou poucos textos em vida, tendo a maior parte da sua obra sido publicada na segunda metade do século XX, e atualmente, continuam a surgir inéditos.

O autor, além de produzir poesia, que assinava com seu nome, criou vários heterónimos, nomeadamente Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Bernardo Soares, entre outros, que produziram variada poesia e prosa.

Extraído do sítio RTP.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.