18 de junho de 2013

BIBLIOTECAS ESQUECIDAS - Lucas Marins

Número de empréstimos de livros vem caindo nas instituições públicas do estado.

O número de empréstimos de livros em bibliotecas públicas do Paraná cai ano após ano. O crescimento das vendas de novos exemplares, a internet e a queda na frequência de crianças são apontados como os fatores principais para explicar o atual cenário.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP), por exemplo, emprestou 76 mil livros no primeiro trimestre deste ano – número 4% menor do que o registrado no mesmo período em 2012. A rede Livrarias Curitiba vendeu pouco mais de 740 mil unidades, uma alta de 20% na comparação no mesmo período.

76 mil livros foram emprestados pela Biblioteca Pública do Paraná no primeiro trimestre deste ano, número 4% menor do que o registrado no mesmo período em 2012.

Roberto Custódio/Jornal de Londrina
“Quando você compra mais livros, você não utiliza tanto a biblioteca”, afirma Rogério Pereira, diretor da BPP.

Na Biblioteca Pública Municipal de Londrina, no Norte do estado, o número de empréstimos em 2012 (17,7 mil) foi 30% menor do que o registrado em 2008, ano em que a instituição emprestou 25,3 mil livros. Em Maringá, que tem cinco bibliotecas públicas, 110 mil livros foram emprestados em 2012, quase 30 mil a menos do que a quantidade registrada em 2008.

Menos crianças

Em Cascavel, na Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos, o número de empréstimos em 2012 (17,3 mil), quando comparado a 2008 (34,9 mil), caiu pela metade. “As crianças não vêm mais à biblioteca. Estamos fazendo muitas atividades para recuperar o leitor perdido”, relata a bibliotecária responsável, Hebe Negrão de Jimenez.

Para o professor de Letras da PUC-PR, Marcelo Franz, as crianças precisam ter contato com as bibliotecas desde a fase escolar para serem estimuladas à leitura. “A escola não tem sabido trabalhar com temas literários na forma de incentivar a leitura”, diz. Para Franz, que afirma ser um assíduo frequentador de bibliotecas, outro fator que afasta as pessoas desses espaços é a internet. “Na rede há muitos resumos, que é uma forma de as pessoas fugirem da leitura mais dura.”

Curitiba

Empréstimos na rede municipal crescem 100%. A Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba, formada por 192 bibliotecas de escolas e Faróis do Saber, só tem a comemorar. De 2008 a 2012, a quantidade de livros emprestados saltou de 519 mil para 1,64 milhão. É mais do que o dobro.

Para atrair a atenção dos leitores, a Rede Municipal trabalha no incentivo à leitura. “Nós entendemos que a biblioteca é um polo de difusão cultural. Por isso, tentamos embarcar todas as linguagens, como música, exposição e outras ações”, diz o gerente de bibliotecas e faróis, Marlon Perres.

Outra forma de atrair leitores jovens e adultos é com a renovação do acervo. “Nós adquirimos novos livros de acordo com a demanda”, afirma Perres. A rede, até o final do ano, deve lançar mais três novas bibliotecas na capital paranaense.

Extraído do sítio Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.