20 de junho de 2013

COLEÇÃO COMPLETA DAS OBRAS DE LEON TOLSTOI SERÁ DISPONIBILIZADA NA INTERNET

Bisneta do escritor acredita que bisavô apoiaria a ideia.


As obras clássicas da literatura russa devem ficar livremente disponíveis na internet. Esta é a opinião da bisneta do grande escritor russo, Leon Tolstoi, a jornalista e apresentadora de TV, Fiokla Tolstaia, que juntamente com a empresa ABBYY acordou em disponibilizar a versão eletrônica da coleção de 90 volumes das obras completas do bisavô.

Para a transcrição das 45 mil páginas para o formato computadorizado, o projeto contará com a ajuda de 2,5 mil voluntários. A ideia de criar uma versão eletrônica das obras completas de Tolstoi surgiu há dois meses, quando a bisneta do escritor achou surpreendente a descoberta de que toda a coleção das obras do escritor não estava disponível na internet.

Fiokla Tolstaia garantiu que o bisavô iria aprovar o projeto, já que Tolstoi foi o primeiro escritor russo a abrir mão dos direitos autorais. A bisneta do grande romancista russo ainda acrescentou que o artista considerava extremamente importante a distribuição de livros entre as pessoas que tinham dificuldades de comprá-los.

Extraído do sítio Diário da Rússia

Ler também:
Gazeta Russa: Tolstói completo a um clique - Aliona Tveritina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.