21 de junho de 2013

MANUSCRITOS DO CHE TÊM VALOR UNIVERSAL, DISSE EMBAIXADORA NA UNESCO


A inclusão dos manuscritos do Che no Registro Memória do Mundo tem grande importância porque se trata de documentos com um valor universal, afirmou hoje a embaixadora cubana diante da UNESCO, María dos Anjos Flórez. Em entrevista concedida a Prensa Latina explicou a diplomata que o expediente apresentado por Cuba e Bolívia é muito amplo e abarca desde a etapa da adolescência e juventude de Ernesto Guevara até a luta guerrilheira na Bolívia.

Ali está o diário de sua viagem de motocicleta pela América do Sul junto a seu amigo Alberto Granado, documentos sobre sua participação na luta revolucionária de Cuba, suas experiências na África, até o diário de campanha na Bolívia, explicou Flórez.

Todos estes textos de grande valor são importantes para entender uma etapa da história da América Latina, disse a diplomata.

Acrescentou que o Che é um símbolo do internacionalismo, de um revolucionário sem fronteiras que praticou o que pregava.

O expediente registrado no Registro Memória do Mundo é muito amplo e compreende mil e sete documentos que abarcam até 1967.

Entre os textos figuram 431 manuscritos do Che, 567 documentos escritos sobre sua vida e obra, bem como um valioso material iconográfico, filmográfico, cartográfico e objetos.

"O pensamento do Che, que fundamentalmente se desenvolve em Cuba e na América Latina tem um alcance universal", afirmou a embaixadora cubana diante da Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Cuba também tem inscritos no registro a coleção da obra de José Martí e os negativos dos noticiários ICAIC da América Latina, do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica, realizada por Santiago Álvarez e que recolhem importantes momentos da América Latina e do mundo.

Criado em 1997, o Registro Memória do Mundo da UNESCO busca proteger elementos importantes do patrimônio de caráter político, filosófico, literário e musical em diferentes formatos, como texto, gráfico ou audiovisual.

Na atualidade estão inscritos ali 299 documentos e coleções procedentes dos cinco continentes, conservadas em todo tipo de suportes, desde a pedra até o celuloide, o pergaminho e as gravações audiovisuais.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.