12 de junho de 2013

FEIRA DO LIVRO DE LISBOA COM BALANÇO "CLARAMENTE POSITIVO"

A 83.ª Feira do Livro de Lisboa, que terminou na segunda-feira (10), “terá ultrapassado o meio milhão de visitantes”, num saldo “claramente positivo”, disse Pedro Pereira da Silva, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, organizadora do certame.


Em declarações à Lusa, o vice-presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), afirmou que “o número de visitantes terá ultrapassado o meio milhão, acentuando a ideia de que muitas pessoas só vêm ao parque [Eduardo VII] nesta altura”.

A APEL não tem ainda números definitivos, mas “o balanço geral” de 19 dias de feira “foi claramente positivo”, frisou.

O responsável disse que, em termos de negócios, “a grande maioria dos participantes afirma que teve vendas superiores às registadas no ano passado”.

Outro fator positivo desta edição, que abriu no dia 23 de maio, foi a participação de um grupo de voluntários, “uma iniciativa que passará a integrar as próximas feiras”.

“Esta foi uma ideia que a APEL já devia ter tido, porque as pessoas que participaram consideraram que foi uma valia para elas, tanto mais que contam vir trabalhar para esta área do livro e da leitura, e foi muito útil em todo o contexto da feira, com grande satisfação por parte dos visitantes”, disse Pereira da Silva.

O que não volta na próxima edição da Feira são os pavilhões, “esta foi a última vez que os atuais foram utilizados, pois atingiram o seu limite”.

"Na próxima feira teremos pavilhões novos, a estrear", sublinhou.

“Positiva” foi também a participação dos clubes de leitura, tanto mais que “as iniciativas realizadas estavam muito mais concorridas do que nas anteriores edições”.

O responsável da APEL salientou “o ambiente participativo” dos clubes que terão tido “um bom arranque para o ano todo”, até porque “se deram a conhecer e muitas pessoas ficaram a saber que existem”.

Pereira da Silva realçou também “a mudança de postura dos editores de forma significativa que se mostraram mais ativos, nomeadamente por terem trazido mais atividades para a feira, ao perceberam que era uma mostra boa para o público”.

No total, a Feira registou cerca de 1000 atividades, com a participação de 500 autores de diferentes áreas.

A 83.ª Feira do Livro de Lisboa decorreu no Parque Eduardo VII, de 23 de maio a 10 de junho, tendo contado com 241 pavilhões, mais três do que no ano passado, e com a representação de 480 editoras e chancelas.

Extraído do sítio Notícias Ao Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.