11 de junho de 2013

29ª FEIRA DO LIVRO DE CANOAS ABRE SEGUNDA SEMANA COM ENCONTROS, ARTE E MEMÓRIA - Ricardo M. Botelho


No seu 10.º dia, a 29.ª Feira do Livro de Canoas intensifica o movimento entre as bancas de livros e diversifica as atividades na Praça da Bandeira. 

No espaço infantil SESC, a escritora Valesca de Assis utilizou diferentes linguagens na apresentação de seu livro "Vão pensar que estamos" fugindo, uma abordagem infanto-juvenil sobre a história do Brasil.

Trechos dessa obra foram contadas por meio de recursos cênicos, pela atriz Rosane Castro, caracterizada com roupas de época (Foto). A atividade teve o acompanhamento da própria escritora e do ilustrador do livro, Antônio Vasques, que realizou um desenho simultaneamente a interação com o público.

Oficinas e Debates

Com abertura do espaço Usina de Quadrinhos, também tiveram início na feira as oficinas de cinema e artes visuais. Pela manhã, os autores Mateus Santolouco, Maumau e Rafael Correa realizaram a primeira oficina nesse segmento. Pela tarde, foi a vez de Lisandro Santos abordar com adolescentes as técnicas de escrita de histórias em quadrinhos, por meio de noções de preparação de um roteiro.

Enquanto a circulação prosseguia no Calçadão, no Auditório Vinícios de Moraes centenas de jovens participaram de encontros com diversos autores. Estiveram no local nesta segunda-feira os escritores Liane Guimarães, Rosana Rios, Ernani Ssó e Marina Lima Leal

Memória

Logo mais à noite, a memória da imprensa brasileira vai ser destaque com o lançamento da obra Coojornal: Um jornal de jornalistas sob o regime militar. Além da palestra do jornalista Rafael Guimarães, integrante dessa experiência, a atividade envolveu a exibição de um documentário e de uma exposição com as capas dessa célebre publicação gaúcha.

Além das atividades na Praça da Bandeira, a feira tem concentrado debates e encontros em diferentes pontos da cidade. Na manhã de hoje, o Ponto de Leitura da Acadef sediou o encontro com os autores da obra Sociologia da Acessibilidade e reconhecimento político das difereneças (editora da Ulbra). No Auditório da Biblioteca Pública João Palma da Silva foi realizaod o 2.º Encontro do Programa de Leitura Fome de Ler, com participação do escritor Celso Gutfreind.

A 29.ª Feira do Livro de Canoas prossegue até o próximo dia 15, com atividades no Calçadão, na Praça da Bandeira e outros pontos da cidade. Confira a programação completa desse evento aqui.

Extraído do sítio Prefeitura Municipal de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.