7 de junho de 2013

NORTE-AMERICANA A.M. HOMES GANHA O WOMEN'S PRIZE


A escritora norte-americana A.M. Homes conquistou ontem o Women's Prize 2013 ao vencer Hilary Mantel - ganhadora por duas vezes do Booker Prize -, com um conto de assassinato, rivalidade entre irmãos, adultério e culpa. 

A obra "May We Be Forgiven", de Homes, que relata uma mudança violenta na vida de um historiador e seu irmão bem-sucedido, garantiu a ela o prêmio de 30.000 libras (45.000 dólares), apesar das apostas favorecerem fortemente "Bring Up the Bodies", de Mantel, já ganhadora do Booker Prize e Costa Awards. 
Segundo Homes, o prêmio é uma afirmação para uma escritora cujas narrativas são muitas vezes escritas a partir da perspectiva masculina, e que sente ter caído em um abismo entre escritores homens e mulheres. 

"Receber este prêmio em particular é um voto incrível de confiança na variedade de escrita que a mulher desenvolve e na seriedade dessa escrita", disse ela. 

A presidente do júri, Miranda Richardson, afirmou que o painel discutiu longa e apaixonadamente sobre uma lista que também incluía a ex-vencedora britânica Zadie Smith e a novelista norte-americana Barbara Kingsolver, bem como Maria Semple, roteirista que virou romancista, e a escritora britânica Kate Atkinson. 

"Mas, no fim, concordamos que "May We Be Forgiven" é uma comédia deslumbrante, original, de humor negro visceralmente engraçado - uma subversão do sonho americano", disse ela. 

A trama, sombria e cômica, segue a vida do historiador Harold Silver, que passou a vida vendo seu mais novo, George, que é mais alto, mais inteligente e bem-sucedido, conquistar uma mulher desejável, ter dois filhos e uma bela casa em Nova York. 

Mas George tem um temperamento assassino e, quando perde o controle, os dois irmãos são lançados em novas vidas, em que ambos devem buscar a absolvição.

Extraído do sítio Jornal do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.