24 de junho de 2013

CANTADA POR GONZAGÃO, FEIRA DE CARUARU É PATRIMÔNIO BRASILEIRO - Allan Walbert


Caruaru - O turista que vai a Caruaru (PE) curtir os festejos juninos não pode abrir mão de conhecer a Feira de Caruaru. Uma visita ao famoso local não deixa dúvidas sobre as razões pela qual o espaço foi imortalizado na voz de Luiz Gonzaga com a música 'Feira de Caruaru', do compositor Onildo Almeida.

“A Feira de Caruaru faz gosto a gente ver, de tudo que há no mundo, nela tem pra vender”, conta a canção em clara referência à dimensão do local. São quase dois quilômetros de extensão em trechos que cortam a cidade em diversos pontos. Pela sua importância e tamanho, é considerada uma das maiores feiras ao ar livre do mundo. A Feira também é patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O significado da feira para Caruaru é tão relevante que alguns relatos dão conta dela ter surgido antes mesmo da própria cidade, quando camponeses se reuniam no local para trocar produtos entre si, em método conhecido como escambo.

Na Feira de Caruaru é possível encontrar desde frutas e verduras, até artesanato, rendas, flores, roupas e calçados. Trata-se de um passeio pela cultura nordestina onde sair com as mãos vazias é um verdadeiro desafio.

Extraído do sítio Portal EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.