15 de junho de 2013

FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO RECEBEU 25 MIL VISITANTES NUM ANO


A Fundação José Saramago, em Lisboa, recebeu cerca de 25 mil visitantes no primeiro ano de existência, assinalado na quinta-feira, coincidindo com o dia da morte do escritor português, anunciou a instituição.

A fundação, presidida por Pilar del Río, companheira de José Saramago, foi inaugurada a 18 de Junho de 2012 na Casa dos Bicos, em Lisboa, acolhendo a biblioteca pessoal do escritor e uma exposição em torno da obra do Nobel da Literatura.

"Os nossos objectivos para este primeiro ano foram largamente ultrapassados, quer no número de visitas quer na afirmação deste espaço como um novo marco cultural da cidade", sublinha a fundação em comunicado.

Ao longo de um ano, a fundação acolheu, por exemplo, lançamentos de livros e debates, assistiu à representação de "Memorial do Convento" pelo prupo de teatro Éter e celebrou o centenário de Jorge Amado.

Actualmente, a fundação prepara-se para acolher, em parceria com o Centro Nacional de Cultura, o programa Disquiet, que trará a Portugal um grupo de escritores norte-americanos.

No final de Junho, a fundação estreará, em Figueira de Castelo Rodrigo, o espetáculo "A viagem do elefante", pelo grupo ACERT, de Tondela.

No dia 25 acolherá, na Casa dos Bicos, a apresentação da obra completa de Padre António Vieira, com a presença de António Mega Ferreira.

Na quinta-feira, o primeiro aniversário da fundação e o terceiro da morte de José Saramago foi assinalado com a exibição do documentário "José & Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes.

Extraído do sítio Sol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.