17 de junho de 2013

OLIVER STONE PREMIADO EM FESTIVAL DE CINEMA DE XANGAI

 

O renomado diretor estadunidense Oliver Stone recebeu o prêmio pela obra da vida outorgado pelo Festival Internacional de Cinema de Xangai, que começou sua décima-sexta edição. A cerimônia de abertura ontem à noite deste encontro cinematográfico nessa cidade cosmopolita do leste da China, concedeu o prêmio destacado à indústria cinematográfica ao diretor honconguês Tsui Hark.

Quatorze filmes competem neste ano pela Copa de Ouro e o ganhador será decidido pelo júri encabeçado pelo diretor britânico Tom Hooper, ganhador do prêmio Oscar de melhor direção por seu filme O discurso do Rei.

Oliver Stone tem em sua longa lista de sucessos a obtenção de três Oscar, dois como melhor diretor (Platoon e Nascido em 4 de julho) e um na categoria de melhor roteiro adaptado (Expresso de Meia-noite), assim como numerosos Globos de Ouro e outros prêmios internacionais.

Tsui Hark, de 63 anos, é um produtor, roteirista e diretor chinês de origem vietnamita que atingiu seu primeiro sucesso de bilheteria em 1983 com Uma História Chinesa de Fantasmas, o que lhe permitiu criar seu próprio estúdio de efeitos visuais Cinefex Workshop.

Em 2000, o Festival de Veneza premiou seu filme O tempo não espera e em 2006 a Associação de Críticos de cinema de Hong Kong destacou sua longa-metragem Sete Espadas.

O Festival de Xangai abriu suas portas com a exibição do animado Universidade de Monstros, realizado pela Disney/Pixar.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.