4 de abril de 2013

MORRE A ESCRITORA ALEMÃ RUTH PRAWER JHABVALA, AOS 85 ANOS

A escritora e roteirista alemã Ruth Prawer Jhabvala morreu hoje aos 85 anos, informou o jornal "The New York Times". Segundo o cineasta James Ivory, a morte foi causada por complicações pulmonares pelas quais passava a escritora.


Jhabvala venceu por duas vezes o Oscar de melhor roteiro adaptado: em 1985, com "Uma Janela Para o Amor", e em 1992, com "Retorno a Howard's End". Ambos os filmes foram dirigidos por Ivory e baseados em livros de E.M. Forster. Antes de se aventurar no cinema, Jhabvala já era uma autora bem estabelecida, tendo vencido em 1975 o Man Booker Prize, prestigioso prêmio para literatura em língua inglesa, com sua obra "Heat and Dust".

O livro foi posteriormente adaptado para o cinema por ela própria, em parceria com Ivory e com o produtor Ismail Merchant. A trama se passa na Índia, como na maioria de seus livros.

Merchant, Ivory e Jhabvala fizeram 22 filmes em parceria, a maior parte deles adaptados de livros clássicos e com elencos britânicos. Entre os atores favoritos do trio, estavam Maggie Smith, Anthony Hopkins, Emma Thompson, Daniel Day-Lewis, Helena Bonham-Carter e Vanessa Redgrave.

A família da escritora era judia de origem polonesa, e teve de deixar a Alemanha por causa da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em 1948, seu pai cometeu suicídio ao constatar que todos os seus parentes na Polônia tinham sido mortos pelas forças de Hitler. Formada em literatura pela Universidade de Londres, em 1951, ela se casou nesse mesmo ano com o arquiteto indiano Cyrus Jhabvala, que a levou para morar em Nova Déli, onde viveu durante 25 anos e conheceu bem o país que inspirou seus livros. Comparada pela crítica a Jane Austen, Ruth Prawer Jhabvala passou a fazer parte do Comando da Ordem do Império Britânico em 1998, por sua contribuição à literatura. Sua 12ª e última obra literária foi "My Nine Lives", publicada em 2004.

Extraído do sítio Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.