6 de junho de 2013

LIVRO SOBRE O MUNDO ÁRABE SERÁ LANÇADO NO MEMORIAL DA AL - Vanessa Silva

Na quinta-feira (13), a jornalista e historiadora Beatriz Bissio lançará seu livro “O mundo falava árabe”, no Memorial da América Latina. O professor de Letras Árabes da Universidade de São Paulo (USP), Mamede Mustafa Jarouche, participará da mesa de conversas, mediada pelo jornalista Paulo Cannabrava Filho, editor da revista virtual bilíngue “Diálogos do Sul”.


“O mundo falava árabe” é produto da densa pesquisa acadêmica realizada para a tese de doutorado de Bíssio. Nela, a pesquisadora procura traçar, a partir de uma espécie de cruzamento dos textos do historiador Ibn Khaldun (1332-1406) e do viajante Ibn Battuta (1304-1368), um diagrama da civilização do islã clássico, neles encontrando os elementos característicos do autêntico amálgama cultural operado pelos árabes.

No prefácio do livro, Jarouche, autor da tradução dos quatro volumes de “As Mil e Uma Noites” — pela primeira vez traduzidas diretamente do árabe — constata que “uma das maiores dívidas da produção humanística brasileira, dentro ou fora da academia, é com as questões relativas ao Oriente Médio, quaisquer que sejam elas. São poucos os historiadores, críticos literários, sociólogos, estudiosos de filosofia, enfim, de qualquer área das humanidades, que se dedicam ao assunto”.

Importância árabe no Brasil

O Brasil possui uma grande presença de comunidades de imigrantes árabes que participaram ativamente da construção e do desenvolvimento do Estado nacional a partir do século 19. Atualmente, mais de 16 milhões de árabes e descendentes vivem no Brasil e contribuem cultural, econômica e politicamente para as sociedades locais. Apenas em São Paulo, são aproximadamente três milhões de pessoas; trata-se da maior cidade árabe fora dos países árabes.

Currículo 

Beatriz Bissio é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora adjunta do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e as Relações Sul-Sul (NIEAAS/UFRJ). Uruguaia, naturalizada brasileira, atuou como jornalista ao longo de mais de três décadas, principalmente como editora e diretora das revistas “Cadernos do Terceiro Mundo”, “Ecologia e Desenvolvimento” e “Revista do Mercosul”. É presidenta do “Espaço Cultural Diálogos do Sul” e presidenta-executiva do Instituto Cultural Brasil-Uruguai (ICBU).

Serviço: Quinta-feira (13/jun) - 19h - Biblioteca Latino-americana do Memorial da América Latina - Endereço: Av Auro Soares de Moura Andrade, 664 – próximo ao Metrô Barra Funda - Informações: 11 38234780 - Entrada Franca. 

Extraído do sítio Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.