1 de maio de 2013

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ ABRE INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO DE LITERATURA


A Biblioteca Pública do Paraná lançou o Prêmio Paraná de Literatura 2013. Em sua segunda edição, o concurso da Secretaria da Cultura do Paraná vai selecionar livros inéditos de escritores de todo o Brasil, em três categorias que homenageiam importantes nomes da literatura paranaense: Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody). Em 2012, quase 900 obras foram inscritas por autores de todo o país. 

O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também terão 100 cópias de seus livros e poderão, mais tarde, reeditar seus trabalhos por outras editoras. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 30 de julho . O edital com as regras e instruções está disponível nos sites bpp.pr.gov.br e seec.pr.gov.br. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro. 

"A publicação dos livros ganhadores também por grandes editoras mostra a força do Prêmio Paraná de Literatura e a seriedade com que os jurados trabalharam na escolha dos vencedores", afirma Rogério Pereira, diretor da biblioteca e presidente do júri — que em 2012 contou com nomes como José Castello, Luiz Ruffato, Marçal Aquino e Heloisa Buarque de Hollanda, entre outros. "A comissão julgadora é um dos pilares do prêmio. Por isso, teremos um cuidado muito especial na escolha dos nove integrantes do novo júri", completa Pereira. 

Para o diretor da Biblioteca Pública, a preocupação central da organização do Prêmio Paraná é fortalecê-lo como um dos principais concursos literários do País. Para isso, foram mantidas a premiação em dinheiro apenas para os três primeiros colocados de cada categoria e a exigência de total ineditismo dos livros inscritos. "Os ganhadores com certeza serão reconhecidos como autores de qualidade, pois a disputa será sempre acirrada, levando em consideração o valor expressivo a ser pago. Além disso, um prêmio como este precisa surpreender o meio literário, despertar a curiosidade sobre a obra ganhadora. Daí a opção por trabalhos 100% inéditos", explica. 

SERVIÇO: 

Prêmio Paraná de Literatura 2013 - Inscrições: de 29 de abril a 30 de julho - Edital e informações: bpp.pr.gov.br e seec.pr.gov.br. 

Extraído do sítio Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.