14 de janeiro de 2013

"SONHO IMPOSSÍVEL" DE DOM QUIXOTE DE LA MANCHA - Anastasia Gubin

Imagem de capa do livro “Dom Quixote”, representando o escritor Miguel de Cervantes Saavedra (Boxet/Flickr)

“O sonho impossível” é a letra e canção que pertence à obra teatral Dom Quixote de La Mancha, e que vem do livro com o mesmo nome, do escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra.

Os versos de “Um sonho impossível” são apenas uma pequena parte do extenso e popular livro de Dom Quixote de La Mancha, e certamente reflete uma profunda busca interior do autor.

“Dom Quixote” é considerada uma obra mestra da literatura espanhola e da literatura mundial. Dividida em duas partes, a primeira foi publicada em 1605 e a segunda somente em 1915. Esta obra-prima conseguiu capturar a atenção e inspiração do leitor em todo o mundo.

A obra “Dom Quixote” é um texto recomendado nas escolas de todas as línguas. A obra de teatro e a música de alguns de seus versos são representadas por renomados intérpretes.

Dom Quixote de La Mancha, a imortal novela de Cervantes, é a imagem de um fidalgo cinquentão vestido numa armadura anacrônica e esquelética como seu cavalo, que, acompanhado de seu fiel escudeiro, um camponês baixo e gordo montado num asno, atravessa as planícies de La Mancha, geladas no inverno e quentes no verão, em busca de aventuras; descreve o escritor Mario Vargas Llosa em seu relato de Letras Livres.

“O que o incentiva é um plano louco que se baseia em ressuscitar um tempo de séculos atrás onde os cavalheiros andantes percorriam o mundo socorrendo os fracos e oprimidos, desfazendo as injustiças e fazendo reinar a paz para os seres que, de outra forma, jamais alcançariam”, agrega Vargas e acrescenta que o conto está “impregnado por romances de cavaleiros, ao qual o autor atribui a precisão escrupulosa dos livros de história”.

Entre as reflexões de Dom Quixote

“Há duas formas de beleza: uma é a da alma e a outra é a do corpo; a da alma se mostra no entendimento, na honestidade, nas boas ações e até em uma criança inocente; todas essas coisas cabem e podem estar num homem feio e, quando se admira esta beleza, e não a do corpo, nasce o amor com ímpeto e benefícios”, explica Dom Quixote ao seu companheiro e escudeiro Sancho Pança. São também reflexões do autor, o escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra.

A letra de “Um sonho impossível”:

Com fé o impossível sonhar
combate o mal sem temor
triunfa sobre o medo invencível
e em pé suporta a dor

Ame a pureza sem igual
busque a verdade nos defeitos
viva com os braços abertos
acredite num mundo perfeito

É meu ideal
a estrela alcançar
não importa quão longe possa estar
lutar pelo bem sem duvidar nem temer
disposto ao inferno chegar se este for o dever

E eu sei
que se conseguir ser fiel
ao meu sonho ideal
estará minha alma em paz quando chegar
a minha vida ao final

Será este mundo melhor
se houve quem desconsiderando a dor
combateu até o último alento

Com fé o impossível sonhar
e a estrela alcançar.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.