30 de janeiro de 2013

ESTAÇÃO MAIS ANTIGA DE MOSCOU PASSARÁ POR MODERNIZAÇÃO - Aleksandra Gurianova


Reforma da estação de trem Leningrádski será concluída neste ano. Construído em 1849, prédio passou por obras de renovação apenas uma vez em toda sua existência, em 1934.


É esperada já para o primeiro trimestre deste ano a conclusão da primeira fase de reformas da estação de trem Leningrádski, iniciada em setembro de 2012. O prédio receberá ornamentação do século 19, praça de alimentação e butiques de luxo.


Construída em 1849, a estação é a mais antiga da capital russa, e foi inicialmente batizada de “Nikolaiévski”, em homenagem ao então tsar russo Nikolai I.


Após a revolução russa, a estação foi renomeada em 1923 pelos comunistas de “Oktiábrski”, recebendo apenas em 1937 o nome atual, Leningrádski – referente a Leningrad (antigo nome de São Petersburgo), já que ligava Moscou a essa, além de Velíki Nôvgorod, Helsinque e Tallin.


O prédio foi reformado apenas uma vez em toda sua existência, em 1934, quando foram destruídas as câmaras que costumavam receber a família do tsar. A primeira fase de obras será dedicada exclusivamente à restauração do prédio histórico construído no século 19, incluindo esses cômodos.


“A nova moldura e a decoração das câmaras do tsar seguirão à risca a arquitetura original do prédio”, explica Dmítri Pissarenko, porta-voz da Russian Railways (RZhD, na sigla em russo).


Segundo Boris Uborevitch-Borôvski, chefe do escritório de arquitetura “Ub_design”, a reforma é um passo importante para o urbanismo da capital. “Desenvolve-se agora na Rússia a restauração da nossa herança nacional. [A reforma da “Leningrásdki”] torna-se essencial neste momento, já que o prédio da estação é um monumento cultural russo único”, explica Uborevitch-Borôvski.

“É importante considerar também que a estação Leningrádski foi construída concomitantemente a outras duas estações: a Iaroslávski e a Kazánski. Além disso, a estação Leningrádski deve preservar a unidade arquitetônica que tem com a estação Moskóvski [ponto de chegada dos trens da Leningrádski], em São Petersburgo”, completa.

Novidades a vista

Além da restauração, as obras também compreendem a expansão e modernização da estação Leningrádski. Entre as novidades, o piso térreo terá um supermercado e praça de alimentação. Já o topo do prédio deverá ter um restaurante com vista panorâmica.

Uborevitch-Boróvski, porém, indica outros problemas a serem resolvidos no local. “A estação está sobrecarregada na atualidade, e é pouco provável que a expansão ajude a resolver a situação”, diz.

“Existe outro projeto, que prevê a mudança da estação do centro para o subúrbio. Esta seria, obviamente, uma solução mais prática. Nesse caso, o prédio da estação poderia ser transformado em museu de arte”, completa.

Entre outras novidades já garantidas, Dmítri Pissarenko indica a criação de um novo sistema de atendimento aos passageiros e sinalização bilíngue, em russo e inglês.

Extraído do sítio Gazeta Russa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.