30 de janeiro de 2013

ARTE E CULTURA DE ANGOLA NA FEIRA DO LIVRO CUBA 2013


A participação de Angola na próxima XXII Feira Internacional do Livro Cuba 2013 permitirá que o país africano difunda sua arte e cultura, afirmou hoje aqui um representante ministerial.O coordenador do Grupo técnico do Ministério de Cultura de Angola, Jorge Gumbe, declarou à Prensa Latina que a Angola agradece por poder participar como convidada de honra do grande acontecimento, devindo em diálogo entre culturas.

Considerou também que a feira contribuirá a fortalecer ainda mais os históricos vínculos de fraternidade entre este país e Cuba, a comunidade latino-americana e caribenha; espaço geográfico para onde foram levados milhares de escravos africanos.

Em referência à presença de Angola na festa cubana do livro, afirmou que Luanda estará presente com diversas manifestações culturais, entre elas literatura, cinema, dança, música, teatro e artes plásticas.

Também foram anunciados seminários e conferências sobre diversos temas.

Destacou que dentro da vasta produção literária, o leitor cubano terá acesso a obras sobre Agostinho Neto (1922-1979), fundador da nação angolana, e um livro de Oscar Ribas sobre Angola.

Também comentou que os visitantes poderão desfrutar de antologias de contos infantis, contos contemporâneos, contos tradicionais e de poesia, junto a novos textos literários de escritores contemporâneos desta terra africana.

Além de exposições de artesanato, na Feira, que acontecerá entre 14 e 24 de fevereiro, se apresentarão espetáculos de dança da Companhia de Dança Contemporânea e o Grupo Cianda Akixi de Lunda Norte, realçou.

Cianda Akixi, fundado em 1954, possui em seu repertório espetáculos excepcionais de dança relacionadas com o grupo cultural Chokwe do nordeste de Angola.

Os entusiastas cubanos de cinema terão acesso a uma mostra retrospectiva do cinema angolano, que inclui filme e documentários, expressou à Prensa Latina Francisco Costa, diretor de intercâmbio Internacional do Ministério de Cultura em Angola.

Costa destacou a colaboração de especialistas cubanos na formação artística de jovens talentos angolanos, em áreas como as artes plásticas e a música, que contribuem com o desenvolvimento cultural desta nação.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.