22 de janeiro de 2013

OBRAS DE REVITALIZAÇÃO DO CAIS MAUÁ DEVEM COMEÇAR ATÉ MARÇO - Karina Reif

Projeto compreende trecho que vai da Rodoviária até a Usina do Gasômetro.

Armazéns do Cais do Porto e prédio da Superintendência Portos Hidrovias devem ser concluído até a Copa de 2014. Crédito: Arthur Puls

As obras para idealização da primeira fase do Cais Mauá devem começar no final de março deste ano. Os 12 armazéns e o prédio da Superintendência Portos Hidrovias (SPH) estarão prontos antes da Copa do Mundo de 2014, garantiu o diretor-presidente da concessionária Porto Cais Mauá do Brasil, Mário Freitas. Ele explicou que a demora para o início da revitalização ocorre por causa de detalhes técnicos dos projetos e da tramitação de documentos em todas esferas de governo. 

Em janeiro de 2012, os empreendedores do Porto Cais Mauá do Brasil haviam anunciado que o início das obras ocorreria em agosto daquele ano. Um cronograma chegou a ser entregue ao prefeito José Fortunati com as atividades da revitalização. No entanto, Freitas não considera que tenha ocorrido atraso e, sim, um adiamento. “Não tem prazo inicial estabelecido em contrato. Os armazéns são tombados pelo Patrimônio Histórico e as soluções de engenharia são muito complexas. Isso acaba levando tempo”, explicou.

Conforme Freitas, um dos pontos difíceis de serem resolvidos é a parte de refrigeração do ar. Toda a extensão de armazéns, cerca de 1 quilômetro, terão ar-condicionado. Ele espera que, pouco antes do início do evento esportivo, as unidades já poderão ficar disponíveis para os lojistas e donos de restaurantes que irão explorar comercialmente os locais para que possam organizar as áreas. “Tudo precisa ser entregue em tempo para que tenha uso durante a Copa”, afirmou.

Para a prefeitura de Porto Alegre, o processo da revitalização está andando dentro de um tempo satisfatório. “Agora, o prazo quem dá são os empresários. Está tudo andando. Atualmente, ocorre a fase final de estudos de impacto ambiental e de tráfego. As datas nos deixam confortáveis”, revelou o secretário do Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades), Edemar Tutikian. De acordo com ele, a população pode ficar tranquila, pois a fase que ficará pronta no ano que vem é a mais importante do projeto e já poderá ser usufruída no meio de 2014. “É o espaço em que as pessoas poderão desfrutar”, comentou.

O projeto de revitalização inclui um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Estação Rodoviária até a Usina do Gasômetro. Além dos armazéns, onde funcionarão bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais, também haverá construção de três prédios comerciais e um shopping. A orla do Guaíba também será remodelada e o local contará com área de lazer e entretenimento. O investimento será de R$ 500 milhões.

Extraído do sítio Jornal Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.