23 de janeiro de 2013

29ª FEIRA DO LIVRO DE CANOAS É APROVADA COMO PROJETO PRIORITÁRIO PELA LEI DE INCENTIVO A CULTURA - Ronaldo M. Botelho

SECOM/PMC
O projeto da 29.ª Feira do Livro de Canoas foi contemplado como "projeto prioritário" no edital Lei de Incentivo a Cultura da Secretaria do Estado da Cultura (LIC/SEDAC/RS), uma das principais legislações de incentivo do Estado nessa área. "A Feira é um dos pilares da política cultural do governo municipal. Manteremos sua qualificação para que esse evento prossiga fortalecendo a cultura local", afirma o secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse.

Com essa aprovação da LIC/RS, a SMC vai poder captar 65% dos recursos para a realização desse evento, por meio da isenção de impostos estaduais. Em 2012, esse percentual foi inferior a 30%. De acordo com o diretor de Economia da Cultura da SMC, é a segunda vez consecutiva que a feira do livro de Canoas é contemplada pela LIC/RS. "O que demonstra a alta qualidade desse evento", observa. A 29.ª Feira do Livro de Canoas ocorre entre os próximos dias 1.º e 15 de junho deste ano, no Calçadão e na Praça da Bandeira, junto a Estação Canoas / La Salle do Trensurb.

História e Crescimento

A primeira Feira do Livro de Canoas aconteceu em 1982 e sua segunda edição foi em 1986, quando passou a ser realizada anualmente, sempre em junho, mês do aniversário da Cidade. Nos últimos anos, esse evento tem se destacado. Em 2011, segundo a avaliação da Câmara Rio-grandense do Livro, a Feira do Livro de Canoas foi considerada a segunda maior do Estado, em número de atividades desenvolvidas.

Além dos recordes de circulação, com cerca de 300 mil visitantes no período em que ocorre, a feira tem ampliado suas atrações a cada ano, com palestras, oficinas, exibições audiovisuais, espetáculos e exposições artísticas, entre outras.

Novidades

Uma das novidades da feira nos últimos três anos é a descentralização. Com a realização do circuito de feiras nas quatro regiões da cidade, tem crescido progressivamente os projetos literários e as atividades relacionadas ao livro e a leitura na cidade. Reflexo desse crescimento, o Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura tem destacado a cidade nesse segmento.

Neste ano, o patrono da feira vai ser escolhido por um colegiado acadêmico. Uma comissão formada com integrantes de três instituições de ensino superior de Canoas deve decidir essa nomeação, a partir dois nomes indicados pela Associação Canoense de Escritores (ACE) e pela Casa do Poeta de Canoas.

Extraído do sítio Prefeitura Municipal de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.