16 de janeiro de 2013

PRÊMIO CASA DE LAS AMÉRICAS HOMENAGEARÁ A GALICH E MARIANO


A edição 54 do Prêmio Literário Casa de las Américas homenageará ao intelectual e político guatemalteco Manuel Galich e ao pintor cubano Mariano Rodríguez, em ocasião de celebrar-se o centenário de seus natalicios. Fundadores ambos dessa instituição cultural, no caso de Galich sobressai sua contribuição ao desenho editorial de Casa, entre cujos temas destacam as culturas originarias da América, um dos seis acápites em concurso.

Ganhador do Prêmio Casa em 1961 com a peça El pescado indigesto, Galich fundou o departamento de teatro desta entidade e a revista Conjunto, cuja existência ininterrumpido durante mais de quatro décadas a converteu em um símbolo para os teatristas do continente.

O Prêmio Extraordinário de estudos sobre as culturas originarias da América abre as homenagens de Casa das Américas ao autor de Nuestros primeros padres (1979) com motivo de seu primeiro século de existência.

Rodríguez, por sua vez, fundou o departamento de Artes Plásticas deste centro, do qual também foi seu presidente em vários anos, depois do desaparecimento físico de Haydee Santamaría, a criadora do lar de todos os artistas e intelectuais do continente.

Como parte das atividades desenvolvidas pela entidade habanera com motivo do centenário do natalicio deste grande pintor cubano, terá lugar a apresentação do número 269 da revista Casa de las Américas, ilustrada com desenhos seus, além de um conversas sobre ele.

Neste painel tomarão parte o intelectual e escritor cubano Roberto Fernández Retamar, atual presidente da instituição cultural, o caricaturista René de la Nuez e Roberto Navarro, quem conheceram pessoalmente e trabalharam com Mariano Rodriguez.

Do 21 ao 31 de janeiro próximo, a literatura latino-americana e caribenha será a principal protagonista de Casa como parte de um Prêmio que foi convocado pela primeira vez em abril de 1959 com o objetivo de estimular e difundir as letras do Continente.

Extraído do sítio Agencia Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.