25 de janeiro de 2013

GUARDAR LIVRO DEITADO ESTRAGA? - Bruno Miranda


Geralmente encontramos estantes com livros na vertical, inclusive em bibliotecas e livrarias. Mas se você tem uma estante aí na sua casa, já deve ter pensado em colocar alguns livros deitados e empilhados na estante, seja por estética ou falta de espaço. Mas saiba que é preciso tomar cuidado se realmente quiser deixar seus livros organizados dessa forma.

Quando você deixa vários empilhados, o peso pode ir entortando os que estão mais embaixo com o tempo. As lombadas ficam alinhadas, mas as folhas geralmente não. O primeiro livro é o que mais sofre. Além de ficar muito mais difícil de pegar um livro que está embaixo de vários outros.

A melhor forma de guardar seus livros na estante é deixá-los em pé. Mas lembre-se de não prensar todos para que fiquem retinhos, você pode estragá-los na hora de retirar da estante. É preciso cuidar também para que eles não fiquem tão separados a ponto de penderem para um lado, já que isso acaba amassando a parte de baixo.

Então para que os seus livros vivam por 20 anos com corpinho de 5, não deixe de tomar esses cuidados. Livros deitados só se for para guardar aqueles grandões que não cabem em pé na estante. Daí coloque-os na horizontal em cima dos que estão em pé.

Extraído do sítio Minha Estante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.