15 de janeiro de 2013

A NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS

Centre national du costume de scène, Moulins © Jean-Marc Teissonnier Ville de Moulins

A noite do sábado 19 de maio será fora do comum. Essa é a promessa feita pelos museus, que rivalizam entre si em termos de criatividade para surpreender seus visitantes notívagos. Abaixo, conheça alguns dos destaques do evento. Visitas sob a luz de uma lanterna, shows intimistas, espetáculos originais, sem esquecer a entrada franca nas exposições permanentes e temporárias, a lista é longa… e não exaustiva!

Na Europa, mais de 3.000 museus responderão o chamado da noite, no dia 19 de maio. Só na França, 1200 estabelecimentos abrirão suas portas – gratuitamente – até a meia-noite.

Na capital, os visitantes noturnos do dia 19 de maio terão inúmeras possibilidades de escolha. Eles poderão optar pela exposição sobre Bob Dylan na Cité de la musique (o Centro da música, no 19o distrito de Paris), mergulhando assim em um ambiente de shows de música folk. A dois passos da Torre Eiffel, a casa da cultura do Japão apresentará vídeos humorísticos, vindos diretamente do país do sol nascente. Aqueles que desejam desvendar os segredos da maçonaria, terão a possibilidade de admirar os templos e as coleções permanentes do Musée de la franc-maçonnerie (Museu da maçonaria, no 9o distrito de Paris).

Música eletrônica no Grand Palais

A música eletrônica invade o Grand Palais: o DJ Joakim Bouaziz tocará seu set em meio aos animais da exposição Beauté animale (Beleza animal). Os notívagos apreciadores da arquitetura terão direito a uma visita guiada no Grand Palais, com uma apresentação sobre sua história e seu décor.

Paris não tem o monopólio da noite! Em Lille, é preciso frisar a audácia da estação Saint-Sauveur que acolhe a Sports Factory, uma “grande exposição dedicada aos jogos”: os visitantes mais ousados poderão explorar os limites entre arte e esporte, em um grande ginásio cheio de obras. Muita diversão o espera também em Bordeaux. O jardim botânico propõe ao visitante participar de um inquérito com o objetivo de desmascarar um assassino. Um tabuleiro de “Detetive” em tamanho real, nos 5 hectares do jardim! Em um ambiente mais tranqüilo, o museu de artes decorativas de Lyon propõe uma visita à luz de velas… Capaz de causar arrepios.

Baile à francesa

Durante a noite, todas as ousadias são permitidas. O museu pode se tornar uma máquina capaz de transportar o visitante. Assim, o museu departamental da cidade antiga de Arles ressuscita os deuses romanos. Augusto guiará o público em uma visita onde encontrará com Medéia, Electra e Vênus.

Outro local, outra época. Mergulhe no Renascimento e no século XVII e participe em um baile à francesa! Na Orangerie do Domínio de Sceaux, onde se encontra o museu da região Île de France, você poderá ser iniciado às diversões em voga na Corte. Na programação, minueto, sarabanda e contradança!

Extraído do sítio France

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.