26 de janeiro de 2013

DOIS MUSEUS PORTUGUESES SÃO FINALISTAS DO PRÊMIO MUSEU EUROPEU DO ANO

O recém-reinaugurado Museu Nacional Machado de Castro e o Museu da Batalha estão entre os nomeados para a distinção, que será anunciada em Maio, na Bélgica.
O Museu Machado de Castro depois das obras recentes ADRIANO MIRANDA
O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, e o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foram incluídos na lista de finalistas ao Prémio Museu Europeu do Ano 2013, revelou esta sexta-feira à agência Lusa fonte da organização do galardão.

O presidente da Associação Portuguesa de Museologia (Apom), João Neto, representante em Portugal do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF), entidade organizadora do prémio, indicou que os directores dos dois museus portugueses foram esta semana notificados da selecção.

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Museu Machado de Castro, que reabriu recentemente, depois de ambiciosas obras de restauro, tinham sido ambos premiados em 2012 pela Apom: o primeiro, com o Prémio Melhor Museu do Ano e o segundo, na área do restauro.

O Fórum Europeu dos Museus, criado em 1977 pelo Conselho da Europa, recebeu este ano 40 candidaturas provenientes de 20 países. O Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award - EMYA, na sigla original) foi entregue em 2012 ao Museu Madinat al-Zahra, da cidade espanhola de Córdova, numa cerimónia que decorreu em Penafiel.

O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos, que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus. Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa. Foi criado com o objectivo de reconhecer a excelência na cena museológica europeia e promover processos inovadores no sector.

O anúncio dos premiados será feito numa cerimónia que vai decorrer na Bélgica, entre 15 e 18 de Maio.

Extraído do sítio Público.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.