13 de janeiro de 2013

ARTE ANGOLANA EM DESTAQUE NA FEIRA DO LIVRO DE HAVANA - Roque Silva

Presidente da comissão organizadora da excursão a Cuba disse que a iniciativa inclui também outras províncias daquele país Latino-americano. Fotografia: Dombele Bernardo

A 22ª edição da Feira Internacional do Livro de Havana, que decorre de 14 a 24 de Fevereiro, na sede do Complexo Histórico Cultural da Fortaleza de São Carlos, sob o lema “Ler e Crescer”, é realizada em homenagem a Angola.

O facto foi divulgado na quarta-feira, em conferência de imprensa realizada em Luanda, por Laurindo Miguel, da associação de ex-estudante angolanos em Cuba, “Os Caimaneiros”.

O também presidente da comissão organizadora da excursão que se pretende realizar este ano a Cuba, informou que a feira vai ser coordenada pelo Ministério da Educação, sobre o qual recai a responsabilidade de indicar os artistas nacionais interessados em participar. Um dos destaques é a presença de 30 escritores angolanos, além de artistas plásticos, músicos, académicos e membros da Companhia de Dança Contemporânea.

Além de Havana, palco principal da feira, as actividades que lhe estão associadas vão ser extensivas a todas as províncias de Cuba, a partir do dia 2 de Março.

A iniciativa, frisou Laurindo Miguel, vai permitir reforçar os laços de amizade entre Angola e Cuba, através da exposição e apresentação das mais variadas disciplinas artísticas e culturais dos dois países. 

“A literatura angolana tem despertado o interesse de leitores cubanos, pelo que nomes como Pepetela, Roderick Nehone e Manuel Rui são referências no espaço académico daquele país”, afirmou, acrescentando que os livros destes autores “influenciaram os escritores cubanos, daí o convite formulado pelo Presidente cubano Raúl Castro à Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, na edição anterior”.

De acordo com Laurindo Miguel, a Associação de Caimaneiros tem mantido contactos com a transportadora aérea angolana (TAAG) e o Ministério da Cultura, no sentido de lançar um pacote para excursionistas interessados em assistir a feira. O custo do pacote é de 3.500 dólares por pessoa e inclui transporte, hospedagem e duas refeições.

Extraído do sítio Jornal de Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.