22 de janeiro de 2013

VEJA QUAIS SÃO AS FEIRAS DE LIVROS MAIS CONHECIDAS NO MUNDO

Em outubro, o Brasil será homenageado na Feira do Livro de Frankfurt, a mais importante do mundo. Em 2014, quem presta homenagem ao País é a Feira do Livro Infantil de Bolonha. Veja a lista das feiras de livros mais conhecidas no mundo.

Crédito: Shutterstock.com. Este ano, o Brasil será homenageado na Feira do Livro de Frankfurt

A cada ano, diversas feiras de livros acontecem em várias cidades do mundo para apresentar escritores e novidades literárias, planejar os próximos lançamentos e até mesmo marcar tendências. Confira a seguir as feiras de livros mais conhecidas no mundo:

Feira do Livro de Frankfurt (Frankfurter Buchmesse) 

A história de Frankfurt, na Alemanha, como referência editorial data do século 15 com Johannes Guttenberg e o nascimento da imprensa. A Feira do Livro de Frankfurt é a maior de todas as feiras de livro no mundo. Sua primeira edição foi em 1949.

O evento acontece sempre em outubro com mais de 7 mil expositores provenientes de 100 países e mais de 280 mil visitantes. Nomes de peso são convocados todos os anos, desde editoras, renomados escritores, agentes literários e até mesmo produtores de cinema de olho em possíveis adaptações. Todos vão a Frankfurt com as melhores ofertas.

Desde 1988, um país é convidado para apresentar a literatura nacional. Este ano, o Brasil será homenageado na Feira do Livro de Frankfurt. A edição de 2013 acontece entre os dias 9 e 13 de outubro.

Feira Internacional do Livro de Guadalaja (FIL) 

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), no México, é sem a dúvida a mais importante do calendário editorial da língua espanhola. É também um grande festival cultural com música, cinema e teatro.

Fundada há 25 anos pela Universidad de Guadalajara, a FIL é o ponto de encontro de escritores de diferentes línguas de todos os continentes. A edição de 2013 acontecerá entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro. 

Feira Internacional do Livro de Madri (Liber)

A Feira Internacional do Livro de Madri (Liber), na Espanha, é uma importante plataforma da indústria editorial em espanhol. É também o ponto de encontro para profissionais estabelecerem contatos e descobrir todas as possibilidades que os mercados emergentes internacionais oferecem a indústria do livro. Todos os anos se esperam mais de 12 mil visitantes e 500 expositores. Este ano, a Liber acontecerá entre os dias 2 e 4 outubro. 

BookExpo America (BEA) 

A feira de livro BookExpo America (BEA) é a principal vitrine da indústria editorial dos Estados Unidos. O evento acontece nas cidades de Nova York, Washington, Los Angeles e Chicago. Independentemente da cidade, a BEA é parada obrigatória. Também é caracterizada pela presença de celebridade de Hollywood, que cada ano distribui autógrafos a um público que faz filas para conseguir um. A próxima edição da BEA acontece nos dias 29 e 30 de maio e 1º de junho em Nova York. 

London Book Fair

Durante três dias de abril, os livros "invadem" a capital britânica. A London Book Fair é considerada um importante evento mundial. Seu lema é: Making words go further (Fazendo com que as palavras cheguem mais longe, em português). Este ano, o evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de abril. 

Feira do Livro Infantil de Bolonha

A cidade italiana é a anfitriã da mais importante feira do livro dedicada ao mercado editorial infantil. Lá, a alegria infantil não tem fim. Em 2013, a Feira do Livro Infantil de Bolonha acontecerá entre os dias 25 e 28 de março. Em 2014, o evento presta uma homenagem ao Brasil. 

Feira Internacional do Livro em Santiago

Apresentada pela Câmara Chilena do Livro, a Feira Internacional do Livro em Santiago (FILSA) é o evento cultural mais importante do Chile. Durante 17 dias, um grande salão do Centro Cultural Estação Mapocho, localizado na antiga e charmosa estação que leva o mesmo nome, abre as suas portas para celebrar os livros e a leitura, em um país que se orgulha de ter dois Prêmios Nobel de Literatura. A primeira edição da FILSA aconteceu em 1980. O evento acontece em outubro. Para 2013, as datas ainda não foram divulgadas. 

Feira do Livro de Buenos Aires

A Feira do Livro de Buenos Aires, na Argentina, é a feira de maior duração: acontece em quase três semanas. Em 2011, a capital argentina ganhou da UNESCO o título da capital mundial do livro. Este ano, o evento acontece entre os dias 25 de abril e 13 de maio. 

Feira Internacional do Livro de Bogotá

A Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILB), na Colômbia, é também uma festa cultural para a família. É organizada pela Câmara do Livro Colombiana. As datas da edição 2013 não foram divulgadas, por enquanto. 

Feira Internacional do Livro de Miami

Desde 1984, o mês de novembro recebe a Feira Internacional do Livro de Miami, nos Estados Unidos, com a presença de importantes autores e editoras. Acontece no Miami Dade College em parceria com aFlorida Center for the Literary Arts. Antigamente era conhecida por Books by the Bay (Os Livros na Baía). Em 2013, o evento acontecerá entre os dias 17 e 24 de novembro. 

Latino Book & Family Festival

A Latino Book & Family Festival se transformou em um evento cultural e familiar para os hispânicos nos Estados Unidos. Desde 1997, o ator Edward James Olmos contribui com a divulgação dos livros e da cultura biligue em Los Angeles, Phoenix, Chicago e Houston. Por meio do programa Latino Literacy Now, Olmos defende que a leitura é um meio de superação. As datas da edição 2013 não foram divulgadas, por enquanto. 

Feira do Livro de Los Angeles (LéaLA) 

A Feira do Livro de Los Angeles (LéaLA), nos Estados Unidos, já configura entre as maiores feiras do livro em espanhol nos Estados Unidos. O evento é uma iniciativa da Universidade de Guadalajara, no México, e da FIL. Em 2013, o evento acontece entre os dias 17 e 19 de maio.

Extraído do sítio Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.