25 de janeiro de 2013

25 DE JANEIRO: 86 ANOS DE TOM JOBIM - Patrícia Saldanha


Hoje, 25 de janeiro é aniversário do maestro soberano, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou simplesmente "Tom Jobim". Ele faria 86 anos. A data também é especial, por ser comemorado o dia Nacional da Bossa Nova. 

A lei estabelecendo a criação do Dia Nacional da Bossa Nova foi sancionada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União, no dia 17 de abril de 2009.

A Bossa Nova nasceu no Brasil, no final da década de 50, como uma nova forma de tocar e cantar o samba, de uma maneira mais suave e minimalista. Ao longo dos anos, tornou-se um dos movimentos musicais brasileiro mais conhecido em todo o mundo, associado a nomes como João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.

Alguns críticos musicais destacam a influência do jazz norte-americano, do período pós-guerra, como sendo uma das influências desta nova maneira de compor e cantar no Brasil. Um embrião do movimento foram as reuniões de músicos de classe média, na zona sul carioca, principalmente no apartamento da cantora Nara Leão. Neste encontros, o grupo de amigos reunia-se para ouvir e fazer músicas. Entre os participantes estavam Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Sérgio Ricardo, Chico Feitosa, João Gilberto, Luis Carlos Vinhas, Ronaldo Boscoli, entre outros.

* Texto de Patrícia Saldanha, arte de Edson Morais e Rafael de Oliveira,  postado originalmente no site do MinC (Ministério da Cultura).

Extraído da página do Facebook Clube da MPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.