28 de setembro de 2012

'CAXIROLA' E APITO INDÍGENA SERÃO INSTRUMENTOS DO BRASIL NA COPA

Instrumentos do Brasil na Copa de 2014 foram apresentados nesta quinta-feira (27)./Foto: Ministério do Esporte
Bem diferente do som da vuvuzela criada pelos africanos na última Copa do Mundo, o instrumento que embalará a torcida no mundial a ser realizado no Brasil em 2014 faz menos barulho. Criado pelo músico Carlinhos Brown, a ‘caxirola’ lembra um chocalho e foi apresentado em solenidade com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nesta quinta-feira (27).

O instrumento é inspirado no caxixi, que é de origem africana, mas diferentemente do caxixi, que é feito de palha, a caxirola foi feita em plástico e ganhou as cores da bandeira nacional. “Nós acreditamos que poderíamos aproveitar a proposta que foi sugerida pela África do Sul, que era a vuvuzela. Muitos reclamavam que era barulhenta, mas ela prenunciava a oportunidade de o torcedor ter a sua voz. Por isso, dentro do projeto Candeal 2014, nós criamos a caxirola”, contou Carlinhos Brown.

Ao todo, 199 projetos foram analisados pelo governo. Outro projeto ligado a música que também foi credenciado pelo ministério trata do ‘pedhuá’, espécie de apito de origem indígena que deverá ser produzido em grandes quantidades para Copa. Para o idealizador do projeto, Alcedo Medeiros de Araújo, o pedhuá fará uma boa combinação com a caxirola de Carlinhos Brown.

Extraído do sítio Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.