21 de setembro de 2012

FESTIVAL DO RIO 2012 TORNA CIDADE CAPITAL DO CINEMA


400 filmes de 60 países, 30 locais de exibição, 25 salas de cinema, 1.200 pessoas trabalhando. Estes são os números da sexta edição do Festival do Rio 2012, que acontece de 27 de setembro a 11 de outubro. O evento vai tornar a cidade a capital oficial do cinema por duas semanas. Películas de grandes festivais mundiais, como os de Cannes, Toronto e Veneza, fazem parte da programação. A expectativa é superar os 250 mil espectadores de 2011.

Em mais de 20 mostras, o público poderá conferir aguardados lançamentos como Michael Jackson Bad 25, de Spike Lee; Magic Mike, de Steven Soderbergh; In the land of blood and honey, de Angelina Jolie; Selvagens, de Oliver Stone; Twixt, de Francis Ford Coppola, entre outros. Entre as novidades deste ano, recentes obras do Reino Unido e de Portugal, além de mostras sobre surf, música, terror e exibições de filmes na praia de Copacabana, com participação da orquestra OSB Jovem.

Gonzaga – de pai para filho, de Breno Silveira, será apresentado em noite de gala dia 27, só para convidados. Entre Vales, co-produção de Brasil, Uruguai e Alemanha, dirigido por Philippe Barcinsky, vai abrir a Première Brasil no dia 28 deste mês. 74 filmes brasileiros fazem parte da mostra. Nesta edição, quatro diretores vão receber homenagens: Alberto Cavalcanti, John Carpenter, Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues.

Cena do filme 'Gonzaga - de pai para filho', apresentado em noite de gala no Festival

O RioMarket 2012, área de negócios do Festival do Rio, vai acontecer de 28 de setembro a 9 de outubro, das 9h às 18h, no Armazém 6 do Cais do Porto. Com a proposta de proporcionar interação e networking, terá presenças de importantes profissionais do mercado, como os produtores executivos Ian Sander e Kim Moses, da série Ghost whisperer, a figurinista Audrey Fisher, do seriado True blood e Henry Preston, responsável pelos efeitos visuais da nova trilogia de Star wars.

Ao longo de 12 dias, a programação do RioMarket 2012 vai reunir 19 seminários, 7 workshops, espaço para comercialização de projetos, 30 mesas de debate e 500 reuniões de negócios, segundo a organização do evento. Temas como a Lei 12.485/2011 e cotas para conteúdo independente, oportunidades para TV a cabo e canais internacionais, seriados e efeitos visuais serão discutidos. Maquiagem, roteiro e figurino são alguns dos assuntos dos workshops gratuitos.

Digitalização de todos os cinemas

Na coletiva de lançamento, que aconteceu na manhã desta terça (18), Walkíria Barbosa, diretora executiva do festival, disse que as inscrições para os eventos do RioMarket estão quase esgotadas, devido à grande procura.

Segundo a diretora, os temas dos seminários estão ligados aos rumos da indústria audiovisual no país. Walkíria antecipa que a digitalização será discutida. Empresas como Fuji e Kodak informaram na última semana que não vão mais produzir películas e negativos, e a questão de armazenamento de material é preocupante.

“É necessário que, no máximo em um ano e meio, todos os cinemas do país sejam digitalizados. Nós temos alguns gargalos importantes, entre eles os impostos. Caso as decisões não sejam tomadas, teremos o fechamento de no mínimo 600 salas. Vamos reunir nomes de todos os segmentos do audiovisual para gerar um documento a ser enviado à presidente Dilma para que não aja um retrocesso neste mercado”, alerta Walkíria.

“É importante mostrar a presença do cinema brasileiro, com sua força criativa e história, suas produções e seu aporte financeiro”, analisa Ilda Santiago, diretora executiva do Festival do Rio. Segundo ela, o evento é uma plataforma para todos os tipos de distribuidoras de filmes. “Pode-se ver como o público vai reagir, como o filme funciona e a partir disso fazer escolhas de compras”, argumenta Ilda.

Sérgio Sá Leite, diretor-presidente da RioFilme, um dos patrocinadores do projeto, explica que o evento se consolidou como o maior festival de cinema da América Latina. “O festival situa o Rio como porta de entrada do mercado brasileiro e latino americano e valoriza a cidade como pólo de produção audiovisual. É uma forma de dar à população a chance de ver o melhor da produção nacional e internacional”, defende Sérgio.

Downloads e pirataria foram assuntos levantados durante a coletiva. “Cremos que há muitas formas de apreciar o cinema. E o Festival do Rio se dedica a cultivar o ato de ir ao cinema. Nosso grande desafio é entender as necessidades do público, que cresce a cada edição”, considera Ilda. A diretora Walkíria finaliza dizendo que "o público que vai ao festival não fica baixando filmes na Internet. Nós somos contra a pirataria”.

O Festival do Rio 2012 tem como patrocinadores a RioFilme – Distribuidoras de filmes S.A e Petrobras, os incentivos fiscais do Ministério da Cultura (via Lei Rouanet), da Lei Estadual à Cultura do Rio de Janeiro, e da Lei Municipal 1940/92. O copatrocinio é do BNDES e da Globo Filmes, com o apoio das empresas OI, CCR e Telecheque. A programação completa estará no site festivaldorio.com.br, a partir do dia 24 de setembro. As vendas antecipadas dos ingressos para todo o circuito vai acontecer no dia 25. Uma festa aos amantes da sétima arte.

Extraído do sítio Jornal do Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.