23 de setembro de 2012

BUENA VISTA SOCIAL CLUBE, DOIS CITAS EM HAVANA COM A TRADIÇÃO


O célebre agrupamento de música tradicional cubana Boa Vista Social Clube (BVSC) protagonizará nos dias 29 e 30 deste mês um par de concertos no Teatro América desta capital.

Seu diretor, Jesús "Aguaje" Ramos, anunciou hoje em roda de imprensa a volta aos palcos habaneros deste grupo mundialmente famoso, que em seu dia agrupou a mitos da música cubana "já falecidos- como Compay Segundo, Ibrahim Ferrer e Rubén González".

Ramos (voz e trombón) adiantou que o público encontrará desta vez um ensamble que mistura a fibra da tradição que portam os veteranos e o virtuosismo de alguns jovens, como o bajista Pedro Pablo Gutiérrez, "um estudioso do grande Cachaíto López", Manuel "O Guajirito" Mirabal, um trompetista à altura de seu avô, o reconhecido Guajiro Mirabal.

Aguaje assegurou a presença no espetáculo da cantora Omara Portuondo, ganhadora do Grammy Latino e conhecida como a Diva do BVSC.

Por outra parte, o músico ratificou o interesse do BVSC, fundado na última década do século passado graças à iniciativa do músico estadounidense Ry Cooder e aupado em 1998 por um documental do cineasta alemão Win Wenders, por resgatar para os bailadores cubanos gêneros populares como o danzón, o cha cha chá e o bolero.

Entre os projetos imediatos da orquestra, Ramos referiu-se a prováveis atuações na oriental cidade de Santiago de Cuba e no capitalino Conservatorio Amadeo Roldán; além da abertura de uma galera habitual no Hotel Riviera desta urbe.

Além das apresentações do BVSC, o Teatro América acolherá proximamente recitais dos outros agrupamentos cubanos como Pupy e os que São São, Açúcar Negra e Habana D'Primeira.

Durante o venidero outubro a instituição organizará a 11 edição do evento Alabanza, que reunirá algumas das principais companhias danzarias e de variedades do país; e será sede do Concurso de Interpretação A Nova Voz, auspiciado pela União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC).

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.