20 de setembro de 2012

QUASE TUDO PRONTO PARA ABERTURA DA XVI FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO - Julia Garcia

Mais de 90 mil livros, de 500 editoras nacionais e internacionais, serão expostos na XVI Feira Pan-Amazônica do Livro.


Começa nesta sexta-feira (21) a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Os preparativos estão a todo o vapor e a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), responsável pela realização da maior feira literária do Norte do Brasil, afina os últimos detalhes para que tudo corra bem até o dia 30 de setembro, data de encerramento, com entrada gratuita. Aproveitando que 2012 é o ano do Brasil em Portugal, o homenageado na edição deste ano é o país Luso, que nos deu uma das mais belas línguas do mundo, celebrada especialmente na literatura. A Feira deste ano reúne 223 estandes nos 24 mil metros quadrados de área do Hangar, que estará todo disponível para a Feira do Livro.

Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
Mais de 90 mil livros, de 500 editoras nacionais e internacionais, serão expostos e a expectativa é receber 450 mil pessoas nos nove dias de atividades. Segundo Andressa Malcher, coordenadora da feira, o número de visitantes este ano deve superar o de 2011. “Ano passado recebemos 430 mil pessoas na feira, esperamos aumentar este número este ano. Já temos diversas escolas do interior e da Região Metropolitana de Belém (RMB) agendadas para visitar a feira”, disse a coordenadora.

Espaço já está sendo preparado para receber o público, estimado este ano em 450 mil pessoas. Foto:Rodolfo Oliveira/Ag. Pará 

Ana Catarina, diretora cultural da Secult, sugere ao público que leia a programação da feira e monte a sua própria, agendando com antecedência os eventos para participar. “A programação é extensa, aconselhamos a todos montar e agendar a sua participação, que deve ser feita no site www.secult.pa.gov.br”, explicou a diretora. Andressa Malcher complementa e fala que os seminários, palestras, encontros literários nacionais e internacionais, além de várias outras programações prevêem este agendamento e que quando as vagas estiverem completas, não será possível entrar mais nos espaços.

O Hangar será o palco da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro que será aberta nesta sexta-feira, Foto: Claudio Santos/Ag. Pará

Este ano a espinha dorsal da Feira do Livro acontece em três auditórios montados no primeiro andar do Hangar. O primeiro, com mil lugares, é o auditório Benedito Nunes, onde acontecerá a solenidade de abertura do evento, nesta sexta-feira (21) e a Programação Artística da feira. O segundo é o auditório Eneida de Moraes, onde ocorrerá um dos eventos mais procurados da feira do Livro, organizado pelos alunos Maristas, que apresentam as leituras obrigatórias do vestibular através de peças teatrais, durante sete dias (23 a 29).

O terceiro auditório, com 500 cadeiras, é o Dalcídio Jurandir, onde acontecerá a programação principal da feira, como Encontro Literário, que reúne autores nacionais e internacionais; Encontro com Escritores Paraenses, ambos entre os dias 22 e 30/9; Papo Cabeça, voltado para o público adolescente que acontece durante a tarde, de 24 a 28/9 e um dos destaques desta edição, a Arena das Artes. “A Arena das Artes congrega atividades de arte educação de escolas e outras instituições do estado. É uma vitrine do que está sendo produzido em benefício do desenvolvimento socioeducativo de crianças e adolescentes”, avalia Ana Catarina.

Palestras, oficinas, apresentações musicais, cinema e workshops de humor também estão na programação da XVI Feira Pan Amazônica do Livro. O Amazônia Doc, em sua quarta edição, acontece em três locais: Sala Pará, no Hangar – que apresenta uma mostra de cinema português; Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas – que apresenta a mostra competitiva do evento; e Cineclube Alexandrino Moreira, no Instituto de Artes do Pará (IAP).

Preparativos

Desde o começo do ano a Feira Pan Amazônica do Livro realiza no interior do estado uma programação complementar a que acontece na capital. Além da quinta edição do Salão Literário, que aconteceu em Santarém, entre os dias 25 de maio e 3 de junho, a Secult organizou o evento Pan nos Municípios, que aconteceu em São Miguel do Guamá; Oriximiná, Soure e irá acontecer este mês em Castanhal.

Serviço:

XVI Feira Pan-Amazônica do Livro - entrada gratuita - Data: de 22 a 30 de setembro - Hora: de 10h às 22h - Informações: www.secult.pa.gov.br

Extraído do sírio Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.