24 de setembro de 2012

MAURÍCIO DE SOUSA APRESENTA OS 50 ANOS DA TURMA DA MÔNICA NA XVI FEIRA DO LIVRO - Camila Barros

Cerca de mil pessoas lotaram o auditório Benedito Nunes para acompanhar a palestra
Maurício de Sousa, um dos maiores cartunistas, membro da Academia Paulista de Letras e criador da famosa Turma da Mônica fez uma palestra especialmente dedicada ao público infanto-juvenil, na manhã deste domingo (23), como parte da programação da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar. Cerca de mil pessoas lotaram o auditório Benedito Nunes para acompanhar a palestra “Turma da Mônica 50 anos”.

Obra, autor e uma história. Assim podemos definir os 50 anos de trajetória dos personagens mais queridos pelos leitores brasileiros: a Turma da Mônica. Atravessando gerações, a história que ilustra gibis, livros e animações, se confunde com a história de seu criador. Tudo porque Maurício de Sousa idealizou o projeto em homenagem à sua filha Mônica e desde então não parou mais. A própria família é a inspiração para escrever e renovar as histórias.

Segundo Maurício, o segredo da trajetória da Turma da Mônica atingir gerações está na atualização da mensagem suave com linguagem infantil. “Eu nasci numa família de artistas. Tive uma infância maravilhosa, de brincar na rua com os meus amigos do bairro e andar de bicicleta. Tão maravilhosa, que até hoje ainda não saí dela. Meus filhos são meus personagens. Eles me ensinam a falar na linguagem do momento. A fórmula ou técnica é a mesma. O que muda é a ferramenta de comunicação que usamos”, ensina.

Durante a palestra o público teve a chance de perguntar diretamente ao autor sobre curiosidades que marcaram meio século de história. A criação, nomeação e inspiração para os personagens foram as mais abordadas pela platéia. “A Turma da Mônica ultrapassou as páginas dos gibis e hoje já circula em animações para TV e aplicativos para celulares. Minhas filhas escrevem e desenham muito bem, mas cada uma no seu estilo. Quando me aposentar, ficarei tranquilo, pois sei que a história da turma está em boas mãos: minha família”, revelou o criador da consagrada história em quadrinhos brasileira.

A estudante Sofia Filgueiras, 9 anos, entrou no mundo da literatura através da obra de Maurício de Sousa e todos os anos acompanha as palestras do autor na Feira do Livro para ser agraciada com autógrafos em seus livros e gibis. “O desenho é o que mais chama minha atenção na história da Turma da Mônica. Quando leio, me identifico com a Mônica, porque sou forte e braba assim como ela. Fiquei feliz ao assistir a palestra que conta a história da turma e ganhar um autógrafo do Maurício de Sousa”, comentou.

Extraído do sítio Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.