28 de setembro de 2012

GOVERNO DE SP CONCEDE PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA 2012

Cerimônia de entrega do Prêmio São Paulo de Literatura foi realizada no Museu da Língua Portuguesa. Gilberto Marques

Suzana Montoro, autora de "Os hungareses" (Ofício das Palavras), e Bartolomeu Campos de Queirós (in memoriam), que escreveu "Vermelho Amargo" (Cosac Naify), foram os vencedores das categorias "Melhor Livro do Ano - Autor Estreante" e "Melhor Livro do Ano", respectivamente, do Prêmio São Paulo de Literatura 2012.

"Esse é o maior prêmio de literatura do País. É um forte estímulo e reconhecimento aos escritores. A literatura nos melhora, aprimora a sensibilidade, nos aproxima do outro, melhora a visão de mundo", disse o governador Geraldo Alckmin, que entregou o prêmio de Melhor Livro do Ano para Isabel Coelho, profissional da editora Cosac Naify, que subiu ao palco para representar Queirós, falecido em janeiro deste ano. "Em nome da família e da editora, gostaria de agradecer esse reconhecimento e convidar a todos a compartilhar a leitura desse livro, o lugar em que o Bartolomeu existe em vida", agradeceu Isabel.

A cerimônia, que aconteceu no Museu da Língua Portuguesa, na capital, marcou a quinta edição do prêmio, promovido pela secretaria de Estado da Cultura e aberto a todos os escritores do País. Foram 20 finalistas dentre um total de 209 livros participantes. O júri é composto por especialistas em literatura, dentre acadêmicos, críticos literários, livreiros, escritores e bibliotecários.


Bartolomeu Campos de Queirós, escritor, estudioso da filosofia e estética, viveu a infância em Papagaio, no estado de Minas Gerais, e publicou mais de 40 livros. Suzana Montoro, nascida na capital paulista, é psicóloga e escritora, autora de vários livros infanto-juvenis.

Extraído do sítio Portal do Governo de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.