21 de setembro de 2012

FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO HOMENAGEIA PORTUGAL

José Luís Peixoto é um dos escritores lusos que participarão no evento literário em Belém, no Pará, que será inaugurado esta sexta-feira, 21, com a presença do embaixador de Portugal no Brasil.

O escritor José Luís Peixoto é um dos autores portugueses que irão a Belém.

Belém - A Feira Pan-Amazônica do Livro chega este ano à 16ª edição e irá homenagear Portugal, com o objetivo de "promover a relação cultural, social e comercial, consolidado o sentimento de simpatia e afinidade entre os dois países". O evento acontece de 21 a 30 de setembro na cidade de Belém, no estado do Pará.

Ocupando uma área de cerca de 25 mil metros quadrados e com mais de 200 stands, a feira é o 4º maior evento do gênero no Brasil e o maior acontecimento literário da região Norte do país. No ano de 2011 recebeu 420 mil visitantes.

A homenagem a Portugal, informa um comunicado do vice-consulado de Portugal em Belém, "consiste em dar visibilidade à cultura do país, por diversos meios, como a realização de seminários sobre o país homenageado, encontros literários com autores portugueses, lançamento de livros desses autores, mostra de cinema, show musical, entre tantas outras possibilidades".

Inserindo-se no contexto do Ano de Portugal no Brasil, o evento contará com a participação de vários autores portugueses, nomeadamente Lídia Jorge, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, entre outros. Da programação faz ainda parte uma mostra de cinema e uma exposição de azulejos.

Portugal partilha um expositor com a Secult, no qual se pretendeu recriar um café tipicamente português, através da reprodução do café "A Brasileira" do Chiado (Lisboa). Num pequeno palco aí instalado os visitantes poderão assistir a apresentações do músico Victor Castro.

O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, participará em vários eventos da feira, e estará presente na sessão de abertura, que contará com a presença do governador do Pará, Simão Jatene, e do secretário de Cultura do Pará, Paulo Chaves.

Extraído do sítio Portugal Digital

Ler também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.