27 de setembro de 2012

LITERATURA BRASILEIRA ESQUECIDA PELA MÍDIA - Ademir Pasquale

O número de leitores e escritores brasileiros elevou-se assustadoramente nos dois últimos anos. Sites como o Skoob, que é a maior rede social de leitores do Brasil, revela que realmente existe um grande público interessado na literatura nacional. Ainda no Skoob, até o dia 20 de setembro de 2012, a página do livro “A Batalha do Apocalipse”, de Eduardo Spohr (Editora Verus), registra que a obra já teve 8684 leitores e mais 8095 leitores interessados em ler. Já o livro “Os Sete”, de André Vianco (Editora Novo Século), revela que a obra já teve 9038 leitores e mais 2816 leitores interessados em ler. O escritor Paulo Coelho, com o livro “O Alquimista” (várias editoras), teve 21222 leitores e a carismática Thalita Rebouças, com o livro “Fala sério, mãe” (Editora Rocco), teve 5690 leitores. Lembrando que estes números de leitores representam apenas os internautas cadastrados do site Skoob.

Como escritor, ativista cultural e internauta, estou sempre antenado nas notícias relacionadas ao mundo da literatura. Visito constantemente blogs, sites e grandes portais. Mas algo vem chamando minha atenção: apenas os blogs e poucos sites estão destacando e noticiando constantemente notícias relacionadas aos autores nacionais e suas obras. É possível encontrar nesses blogs notícias sobre lançamentos de livros, eventos literários, promoções culturais com livros etc. Blogs como “Amores e Livros", “Livros, Leituras e Afins” e “Leituras de Paty”, revelam que jovens leitores cansados em procurar em outras mídias notícias sobre os seus livros e autores nacionais preferidos, criam os seus próprios canais para veicular suas notícias, destacando-se as resenhas e as promoções culturais com exemplares de livros. Sites como “Digestivo Cultural”, que possui vários colunistas especializados em literatura e “Cronopios” que destaca notícias literárias em sua página principal, mostra que existem editores, mesmo que ainda poucos, interessados em nossa literatura.

Em pesquisa que fiz no dia 20 de setembro de 2012 nas matérias de capa das páginas principais dos portais IG, Terra, Bol, Yahoo, G1 e R7, constatei que destaca-se notícias sobre esportes, política, cinema e por último e infelizmente a literatura. Notícias sobre política prevale no portal G1. Já notícias sobre esportes, destacando-se a modalidade futebol, prevaleu na maioria dos grandes portais, como R7, Yahoo, Bol, Terra e IG. A literatura nacional e internacional, foi a menos noticiada em todos os portais pesquisados. Em alguns dos portais citados, as notícias de capa sobre literatura foram nulas. 


A mídia impressa brasileira, jornais e revistas, raramente publica e destaca notícias relacionadas aos escritores nacionais, idem a mídia televisiva e radiofônica. Um bom exemplo é o evento Fantasticon, que é um dos mais importantes da literatura fantástica nacional, com curadoria do editor Silvio Alexandre. Segundo o release no próprio site: “O Fantasticon conta com palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, atividades lúdicas e momentos de confraternização que colaboram para a troca entre os participantes que ampliam suas visões sobre a literatura fantástica brasileira e internacional. A finalidade é estimular e ampliar a reflexão crítica sobre a Literatura Brasileira, em geral e a Literatura Fantástica, em particular, apresentando, discutindo e divulgando as produções nacionais e internacionais, de forma acessível ao público em geral”. Estive no evento Fantasticon, dia 15/09/12, e mesmo com muitos autores e editores presentes, notei a falta da mídia, com ressalva dos já citados blogueiros. O Fantasticon é um evento literário com entrada franca e qualquer pessoa pode participar. A programação completa pode ser lida na página: fantasticon.com.br/?page_id=282

Extraído do sítio Repórter Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.