17 de fevereiro de 2013

LA CATRINA MEXICANA FEZ ANIVERSÁRIO ONTEM


México, 15 fev (Prensa Latina) - La Catrina, a personagem feminina mais conhecida no México depois da Virgem de Guadalupe, está fazendo aniversário hoje.

Originalmente chamada La Calavera Garbancera (A Caveira do Grão de Bico), a figura feminina foi criada por José Guadalupe Posada e batizada depois como La Catrina pelo pintor mexicano Diego Rivera.

A versão original foi uma gravura em metal feita em 1912 com o nome de La Calavera Garbancera, em referência às pessoas que vendiam grão de bico e, com sangue indígena correndo por suas veias, se faziam passar por europeus, renegando suas origens.

La Catrina de Posada aparece como um esqueleto enfeitado apenas com um chapéu, para destacar o ar senhoril que queriam demonstrar aqueles que tanto se distanciavam do autêntico mexicano.

Foi Diego Rivera que vestiu a La Catrina pela primeira vez em seu mural Sueño de una tarde dominical en la Alameda Central (Sonho de uma tarde dominical na Alameda Central), criado em 1948.

Junto a quase 150 personagens da época, na pintura está a La Catrina ao lado de seu criador, Guadalupe Posada, e de seu padrino de nome, o próprio Rivera; também está sua esposa, a famosa pintora mexicana Frida Kahlo.

Inclusive aparece também o poeta e revolucionário cubano José Martí, cujo natalício cumpriu 160 anos no dia 28 de janeiro deste ano.

Com o tempo a La Catrina se apresenta de muitas maneiras, alegre, namoradeira, muito enfeitada, em uma sacada, de cerâmica ou à óleo, mas sempre associada com a cultura e a vida mexicanas.

No dia 2 de novembro, Dia dos Mortos, é a pessoa mais venerada pelos mexicanos.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.