15 de fevereiro de 2013

A HISTÓRIA DE TAIWAN COMEÇA EM ANPING

Porto de Anping (Cortesia do Departamento de Turismo do governo da cidade de Tainan)

Em seus 300 anos de história, nunca houve uma cidade como Anping em Taiwan. Com sua rica história e cultura, vivenciar Anping seria como ler os livros de história de Taiwan.

Em tempos antigos, a cidade de Anping era chamada de Tayouan, que é de onde a palavra Taiwan deriva. É a origem da cultura e da história de Taiwan. Ela já foi a cidade mais próspera e internacionalizada, Anping fez da cidade de Tainan, sua contraparte moderna, a capital cultural de Taiwan. Anping passou pelas diferentes fases de Taiwan, da ocupação Europeia até a invasão japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, deixando para trás muitos de patrimônios culturais, como os pontos turísticos e alimentos locais. Se você quiser saber sobre a história de Taiwan, deve começar por Anping.

Em 1624, a ocupação holandesa em Taiwan começou. Com a construção do Forte Zeelandia, Anping foi usada como uma estação de transferência para negociação com o extremo Oriente, levando-a para o palco internacional pela primeira vez. Em 1661, Zheng Chenggong desembarcou em Anping e lutou contra os colonos holandeses, o que levou à rendição do Forte Zeelandia, transformando-o numa base militar para os legalistas que queriam restaurar a Dinastia Ming. Mantendo o seu estatuto como um porto comercial, Anping prosperou, com comerciantes e embaixadas estrangeiras que chegavam à cidade, criando a primeira cidade urbana de Taiwan. A antiga rua popular de Anping foi estabelecida como a primeira rua comercial em Taiwan.

No começo do século 20, os japoneses criaram o “canal de Nova Anping”, criando oportunidades ilimitadas para a cidade de Anping. No entanto, como os centros políticos e comerciais de Taiwan lentamente migraram para o Sul, a Antiga Casa de Comércio Tait & Co e a Antiga Casa de Comércio Julius Mannich são os únicos locais das antigas firmas estrangeiras que permaneceram firmes em Anping, relembrando as pessoas da história que eles testemunharam.

Antiga casa de comércio Tait & Co (Cortesia do Departamento de Turismo do governo da cidade de Tainan)

Longe de sua rica história, Anping se destaca também pela sua cultura popular, belas praias e comidas históricas, como a sopa de bolas de peixe, almôndega de camarão e vinho de ostra. Anping já foi uma tranquila vila de pescadores de Taiwan. Os moradores costumavam pescar para viver. Antes de sair em viagem de pesca, os pescadores desfrutavam de uma boa tigela quente de Dim Sum, que transformou-se num tipo de refeição que não podem ser achados em nenhum outro lugar a não ser Anping, criando alegria para o paladar de turistas e moradores.

O desenho de becos e ruas de Anping cria um desafio para navegar pela velha cidade. Seus caminhos sinuosos e paredes similares podem revelar-se como um desafio até mesmo para o mais experiente dos exploradores. As antigas paredes cobertas de musgo, os poços abandonados e as figueiras onde viajantes cansados descansam são todas parte da experiência única que vagam pelas ruas de Anping.

Canhões de Anping (Cortesia do Departamento de Turismo do governo da cidade de Tainan)

O Antigo Forte de Anping

O histórico forte de Anping, ou Forte Zeelandia como os holandeses chamaram, é a mais antiga fortaleza de Taiwan. Sendo o centro da colônia holandesa e propriedade da família de Zheng Chenggong durante três gerações, o Forte Zeelandia é atualmente considerado como uma relíquia de primeira classe em Taiwan. Suas paredes consistem de simples ingredientes, como arroz grudento, açúcar mascavo, água etc. O Forte viveu durante 300 anos sob mudanças e permanece hoje como uma orgulhosa testemunha da historia de Taiwan. Foi nomeado como a atração mais feliz do século.

A casa de árvore de Anping

Um armazém abandonado que pertencia à Casa de Comercio Old Tait & Co, tinha figueiras crescendo nela, criando a ilusão de que a parede crescia da árvore e trazendo um espetáculo inspirador para os turistas.

Leão de espada (Cortesia do Departamento de Turismo do governo da cidade de Tainan)

Guardião de Anping: o leão de espada 

Com espaço limitado para construção, as ruas e becos de Anping tiveram que ser sinuosos e irregulares. Isso levou à quebra de vários tabus do Fengshui. Os moradores penduram leões como amuletos em toda Anping. Gravado na testa de cada leão está o caractere chinês para ‘rei’, além de espadas em suas bocas.

Esses leões com espadas foram criados usando diferentes métodos, tais como esculturas em madeira ou em barro, e cada um com cores diferentes representando o status de seu fabricante. Não se via dois leões iguais, e no tempo onde placas em portas eram incomuns, os leões de espadas se tornaram um símbolo de status e uma maneira de diferenciar sua casa da do vizinho.

É dito que os leões esculpidos surgiram quando Zheng Chenggong conduziu a vitória contra os colonos holandeses. Dizia-se que quando os soldados terminavam o treinamento de cada dia, eles colocavam uma espada entre os dentes de um escudo com cara de leão, criando uma forte imagem que os moradores de Anping decidiram imitar.

Os agora decadentes leões de espada de Anping criam uma interessante imagem para os turistas. Encontrar um tesouro entre as antigas ruas e testemunhar a enfraquecida glória dos leões guardiões revela-se bastante popular entre os muitos visitantes de Anping.

Hoje, o leão de espada permanece como um monumento da cultura de Anping e incentivou uma série de jovens artistas a criar e preservar o espírito do leão de espada. Lojas de souvenires ao redor de Anping vendem diferentes leões de espada para os turistas. Uma opção é levá-los para adoração no palco internacional.

Bolinhos de amendoim (Cortesia do Departamento de Turismo do governo da cidade de Tainan)

Nos últimos anos, o governo de Tainan investiu uma grande soma de dinheiro para restaurar a histórica glória de Anping, que recebeu prêmios e nomeações tal como Orla Central – Orla de excelência em 2004 – Top 10 dos Mais Interessantes Portos de Pesca em 2009, O Prêmio Internacional de Comunidades Habitáveis em 2011 e Top 10 das Pequenas Cidades Turísticas de Taiwan em 2012. Definitivamente, vale a pena visitar e saborear Anping.

Tainan foi recomendada como uma cidade de visita obrigatória em Taiwan no Guia Michelin Green de 2011. As várias construções históricas de Anping contam-nos lendas de seus antigos anos. Com surpresas em cada esquina, passear por Anping por si só é a melhor maneira de conhecer sua cultura e patrimônio.

Os turistas podem desfrutar do sol da tarde, checar a vida noturna da cidade antiga, passear ou experimentar iguarias únicas de Anping, ou experimentar o sabor único da cultura de Taiwan.

* Propaganda feita pelo departamento de turismo do governo da cidade de Tainan.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.