26 de fevereiro de 2013

SÃO PAULO RECEBE SÁBADO RUSSO


Sob a coordenação da professora, escritora e tradutora Neide Jallageas, o Museu Lasar Segall, em São Paulo, vai sediar no dia 2 de março o Sábado Russo. A segunda edição do evento é promovida pelo Grupo de Pesquisa E.XXI, em parceria com o Museu Lasar Segall e a Editora 34, e contará com lançamentos literários, mesa de discussões, exibição de filmes e leitura de poesias.

A programação terá o seguinte roteiro: Às 14 horas, abertura e lançamento de dois livros: “A Perspectiva Inversa”, de Pavel Florienski, com tradução de Neide Jallageas e Anastassia Bytsenko, e “Sokurovianas, História e Poder”, que é o terceiro número dos cadernos de pesquisa Kinoruss. 

Às 15 horas, sessão de cinema, com a exibição do filme “Os Dias Brancos”, coletânea de anotações sobre a filmagem de “Nostalgia”, de Andrei Tarkovski. Trata-se de um filme do espanhol José Manuel Mouriño realizado em 2010, em cores, com 60 minutos de duração e legendas em inglês.O segundo filme a ser exibido será “Dmitri Shostakovitch – Sonata para Viola”. É um filme feito pelos cineastas russos Aleksandr Sokurov e Semion Aranovitch em 1981, em preto e branco, com 75 minutos e legendas em espanhol.

Às 17h30min haverá mesa-redonda com o tema “Visões de Guerra e Paz na Rússia Moderna e Contemporânea”, e as debatedoras serão as Professoras Claudia Valladão de Mattos, Elena Vassina e Neide Jallageas. 

Haverá 97 lugares disponíveis para o público, e as entradas terão de ser retiradas até as 13 horas na recepção. 

O Museu Lasar Segall fica na Rua Berta, 111, na Vila Mariana, em São Paulo, e está instalado na antiga residência e ateliê de Lasar Segall. O imóvel foi projetado em 1932 pelo arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik.

Extraído do sítio Diário da Russia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.