22 de fevereiro de 2013

BRASIL FAZ EXPOSIÇÃO EM PORTUGAL COM DESENHOS DE LÚCIO COSTA - Gilberto Costa


Lisboa – A Embaixada do Brasil em Portugal e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) abriu no final da tarde (às 17h em Lisboa) de quarta-feira (20), no Espaço Brasil na LX Factory Lisboa, a exposição Bloquinhos de Portugal - A Arquitetura Portuguesa pelo Traço de Lúcio Costa. O evento, que termina no dia 21 de abril, consta da programação do Ano do Brasil em Portugal, promovido pelo Ministério da Cultura.

A exposição é realizada a partir do material de um estudo sobre o patrimônio arquitetônico português feito pelo urbanista Lúcio Costa em 1952; quando o então futuro criador do Plano Piloto de Brasília percorreu Portugal e fez desenhos de diversas edificações (croquis a lápis) e anotações escritas em um bloco de papel.

Essas ilustrações ficaram perdidas desde a década de 1950 e foram encontradas pelas filhas de Lúcio Costa após a morte do urbanista e arquiteto (1998). Em 2011, o fotógrafo José Pessôa refez a viagem de Lúcio Costa e fotografou o que havia sido desenhado. As fotos e os croquis estão em exposição.

Além dos desenhos e fotos sobre o patrimônio português, o Ano do Brasil em Portugal mantém em Lisboa duas exposições do fotógrafo José Medeiros (acervo da revista O Cruzeiro) e promove esta semana showscom quatro cantores brasileiros (Jair Oliveira, Paulo Moska, Lucio Queiroga e Vander Lee). Em 1º de março será a vez dos compositores brasileiros e Lisboa receberá Wilson das Neves.

A promoção do Ano do Brasil em Portugal ocorre em momento que o país europeu atravessa forte crise econômica (recessão de 3,2% em 2012); tendo diminuído o consumo de lazer cultural e também o gasto do Estado com cultura. As atividades como as exposições são gratuitas e os shows programados no Espaço Brasil custam 10 euros (cerca de R$ 27).

A Agência Brasil tentou obter na Funarte informações quanto aos gastos com passagens aéreas e diárias para a realização do Ano do Brasil em Portugal, assim como os valores pagos para a construção e manutenção do Espaço Brasil e os gastos por modalidade de atração (teatro, música, exposição), porém não obteve resposta. No Portal da Transparência, não está descriminado quais programas, ações e gastos dizem respeito especificamente ao Ano do Brasil em Portugal.

A partir de maio, conforme anúncio feito no ano passado pelo Ministério da Cultura, ocorrerá o Ano Alemanha-Brasil, que terá como lema “Quando as Ideias Se Encontram”. A programação do Ano do Brasil em Portugal está disponível no site http://www.anobrasilportugal.com.br/brasil-portugal/programacao.asp.

Extraído do sítio Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.