21 de fevereiro de 2013

NOVE ESCRITORES REPRESENTAM O BRASIL EM FEIRA DO LIVRO NA ALEMANHA

Evento literário de Leipzig selecionou autores para representar a diversidade brasileira.

Ricardo Domeneck, que tem textos publicados em diversos países europeus, está entre os selecionados para representar a produção nacional na Feira do Livro de Leipzig

Nove escritores brasileiros foram convocados para apresentar, durante o Feira do Livro de Leipzig, na Alemanha, entre os dias 14 e 17 de março, a literatura produzida no País.

É uma prévia do que acontecerá em Frankfurt em outubro, quando o Brasil será o convidado de honra da mais importante feira do mercado editorial, e o início da programação cultural brasileira que se espalhará pela Alemanha neste ano.

Na comitiva, estarão João Almino, Carola Saavedra, Age de Carvalho, Luis S. Krausz, Rafael Cardoso, Tatiana Salem Levy, Ronaldo Wrobel, Ronaldo Correia de Brito e Ricardo Domeneck. Eles participam de debates, leituras e palestras no estande da Feira do Livro de Frankfurt.

Romances com traços autobiográficos de Tatiana Salem Levy integrarão evento em Leipzig

A escolha desses nomes ficou a cargo da Fundação Biblioteca Nacional, que está organizando a programação, mas seguiu alguns critérios da feira.

Era imprescindível, por exemplo, que os autores tivessem obras publicadas em alemão. A diversidade de gêneros, o equilíbrio regional e a indicação da Associação de Promoção da Literatura da África, Ásia e América Latina (LitPRom) também foram levados em consideração.

Um dos momentos mais aguardados é o anúncio, no dia 14, da - certamente polêmica - lista dos 70 escritores que vão participar da Feira de Frankfurt, o ponto alto do ano.

“As pessoas confundem essa lista com a dos melhores escritores brasileiros. Não é. Ela deve mostrar o mosaico da literatura brasileira”, explica Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Para essa programação anual, o governo brasileiro está investindo R$ 20 milhões.

Extraído do sítio UAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.