24 de fevereiro de 2013

PETROBRAS CULTURAL VAI PATROCINAR 20 FESTIVAIS DE CINEMA E 12 DE MÚSICA EM VÁRIOS ESTADOS - Paulo Virgilio

Rio de Janeiro - O Programa Petrobras Cultural vai patrocinar 20 festivais de cinema e 12 de música, que ocorrerão entre abril deste ano e março de 2014. A relação dos projetos contemplados na edição 2012 do programa foi divulgada hoje (22) e já está disponível no site da empresa.

Na área de festivais de cinema foram inscritos 109 projetos. Entre os 20 selecionados, estão festivais de tradição no calendário de eventos cinematográficos do país, como os de Brasília, Gramado (RS), o Cine PE, de Pernambuco, a Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) e o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, do Rio de Janeiro. Ao todo, foram contemplados eventos de 14 estados.

A área de festivais de música recebeu um número maior de inscrições (195), das quais 12 foram selecionadas. Pernambuco e Bahia tiveram dois projetos entre os escolhidos. Amapá, Pará, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná receberão o patrocínio para um evento, cada.

De acordo com a Petrobras, as comissões de análise técnica da seleção pública são formadas por profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura contemplados pelo programa. “A composição das comissões, renovada a cada ano, busca atender à maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo”, diz a nota da empresa sobre o resultado da seleção.

A edição 2012 do Programa Petrobras Cultural destinou R$ 67 milhões à seleção pública de projetos de todo o país, em 11 áreas, dentro das linhas preservação e memória, produção e difusão. A verba foi a maior de todas as edições do programa, que desde sua criação, em 2003, já investiu R$ 313 milhões em 1.319 projetos culturais.

A divulgação dos resultados das demais áreas do Petrobras Cultural está prevista para o mês de abril.

Extraído do sítio Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.