9 de setembro de 2012

BIBLIOTECA NACIONAL LANÇA ACERVO DIGITAL DOS SÉCULOS 19 E 20

Hemeroteca, da Biblioteca Nacional, disponibiliza mais de 5 milhões de páginas de publicações dos séculos 19 e 20. Entre os destaques, jornais que marcaram a luta dos comunistas no país e no mundo, como no jornal A Esquerda do Ceará, de 1928, com a manchete "Vem, Prestes, ao nosso encontro". Também há seis exemplares de A Classe Operária, sendo cinco de 1925, e uma edição de 1928. 

Reprodução de exemplar do acervo digital da Biblioteca Nacional

“Klaxon não se preocupará de ser novo, mas de ser actual. Essa é a grande lei da novidade”, escrevia Mario de Andrade, no terceiro número da revista de arte moderna Klaxon, em resposta à crítica publicada pela revista O Mundo Literário, que a acusava de passadista e reacionária.

Publicado em 15 de julho de 1922, o texto de Andrade pode hoje ser lido no pdf fac-símile da publicação mensal, disponível na Hemeroteca Digital Brasileira – acervo virtual da Biblioteca Nacional que dispõe de cinco milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros – jornais, revistas, anuários e boletins, entre outros -, datados dos séculos 19 e 20.

Outros destaques da Hemeroteca são os primeiros jornais brasileiros – Correio Braziliense e Gazeta do Rio de Janeiro, fundados em 1808 -, além de exemplares digitalizados de O Espelho (1821), Reverbero Constitucional Fluminense (1821), O Jornal das Senhoras (1852), O Gato: Álbum de Caricaturas (1911) e Revista da Semana (1900). Além disso, o acervo ainda possui periódicos científicos, como a Annaes de Medicina Brasiliense (1845) e o Boletim da Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro (1885), e outras publicações internas, como a Revista do Archivo Público Mineiro (1896).

O objetivo do portal, que tem apoio financeiro do Finep, visa facilitar o trabalho de pesquisadores do mundo inteiro disponibilizando seu conteúdo sem qualquer cobrança ou restrição – é possível baixar e imprimir os arquivos. As buscas podem ser realizadas por título, período, edição, local de publicação e palavra(s).

Para pesquisar na hemeroteca, acesse:
http://hemerotecadigital.bn.br/

Fonte: Revista Cult

Extraído do sítio Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.