3 de agosto de 2013

MUSEU ITINERANTE DA LÍNGUA PORTUGUESA DESEMBARCA EM SANTOS

Mostra itinerante desvenda as origens da língua portuguesa

“Quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma alma”. A frase, do poeta e escritor português Fernando Pessoa (1888 – 1935), soa como um prefácio do que o visitante encontrará ao visitar os ambientes da Estação da Língua, exposição itinerante inédita do Museu da Língua Portuguesa, realizada pelo Governo do Estado em parceria com a iniciativa privada e apoio da Prefeitura de Santos.

A iniciativa irá percorrer, a partir deste sábado, sete cidades do Estado, com ponto de partida em Santos. “A Estação da Língua é a primeira grande viagem do Museu da Língua Portuguesa, que há anos atrai milhões de pessoas. O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Estado da Cultura se sentem muito felizes em poder aproximar ainda mais o Museu e a população paulista”, afirma Marcelo Mattos Araújo, secretário de Estado da Cultura. 

Estação da Língua

A mostra compreende seis áreas expositivas. Logo na entrada, o visitante se depara com um conjunto formado por tendas e contêineres de forte apelo visual. Ali, dá-se início a uma viagem multimídia, com vídeos e animações sobre a origem do idioma, desde a expansão ultramarina de Portugal até o ano de 1500, com a descoberta do Brasil.

Interativa e tecnológica, a exposição conta ainda com uma linha do tempo, em que é possível visualizar a evolução do idioma, e terminais touch screen, que comparam e relacionam o português brasileiro com outros idiomas. 

Também é possível sugerir um diálogo com as particularidades linguísticas de habitantes de diferentes regiões do Estado, além de escutar os vários sotaques da Língua Portuguesa ao redor do mundo. Ao entardecer, os visitantes também poderão assistir projeções nas fachadas dos prédios vizinhos.

Em Santos, os 300 metros de área da Estação da Língua serão montados de 3 a 31 de agosto no CAIS (Centro de Atividades Integradas de Santos Milton Teixeira, na Avenida Rangel Pestana, 150, Vila Mathias). 

O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 11 às 20 horas. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3226-8000 ou pelo endereço www.facebook.com/estacaodalingua.

Extraído do sítio Jornal A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.