6 de agosto de 2013

COM DELICADEZA E IRONIA, ILUSTRADORA JAPONESA RETRATA CENAS DA VIDA PARISIENSE - Kênya Zanatta

Detalhe de uma das ilustrações de Kanako Kuno expostas nas ruas de Paris. Kanako pour Mairie de Paris et My Little Paris

Os hábitos e manias dos parisienses, no traço delicado e irônico da ilustradora Kanako Kuno, são expostos nas ruas da capital francesa. 

Ela chegou à capital francesa em 2005, intimidada pela aura de elegância e sofisticação que Paris projeta em todo o mundo. Mas descobriu uma cidade muito mais cheia de contrastes do que os cartões-postais que recebia em Tóquio. Com a ajuda de lápis e pincéis, a ilustradora japonesa Kanako Kuno capturou traço por traço as diferentes nuances dos parisienses, em um estilo falsamente ingênuo e com uma boa dose de ironia.

Os parisienses adoram a maneira como ela retrata as delícias e as dores da vida cotidiana na cidade. Tanto que a prefeitura decidiu aproveitar os paineis publicitários espalhados pelas ruas para expor uma seleção de 48 ilustrações.

"Eu imaginava que Paris era uma cidade sempre muito chique e sofisticada. Mas quando vim morar aqui descobri que os parisienses às vezes não são nada glamurosos. E isso foi uma boa surpresa para mim!", contou Kanako em entrevista à RFI.

"Meu desenho preferido da exposição é uma cena em uma padaria. Há uma parede coberta com diferentes tipos de pão e um homem que tenta escolher o que comprar. Mas ele não consegue se decidir porque há possibilidades demais! Isso sempre me acontecia quando cheguei em Paris, eu nunca sabia qual pão comprar e ficava perdida na padaria! Eu encontro inspiração nas ruas e sobretudo no transporte público. Observo as pessoas ao meu redor e sempre tem alguma coisa que atrai minha atenção e me dá vontade de desenhar", disse ela.

Os desenhos de Kanako Kuno poderão ser vistos de 7 a 28 de agosto em três bairros da capital: Champs-Elysées, Saint-Germain-des-Prés e Barbès.

Extraído do sítio RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.