4 de agosto de 2013

VINHOS DA CAMPANHA - Marilena Dêgelo

Novas vinícolas exploram o ótimo clima e o excelente terroir desta região, no Rio Grande do Sul, que fica próxima à fronteira com o Uruguai.

A Estância Guatambu recebe os turistas para a degustação de seus vinhos no amplo prédio com arquitetura espanhola em Dom Pedrito (Foto: Paula Naressi)
O clima seco, com muita luminosidade, a
amplitude térmica de 14ºC e o solo rochoso
garantem a excelente maturação das uvas
(Foto: Eduardo Viero)
Em uma região quase esquecida no sul do país, próxima à fronteira com o Uruguai, está surgindo uma nova atração para os apreciadores de vinhos. Com paisagem totalmente diversa da serra gaúcha, onde ficam as conhecidas vinícolas da cidade de Bento Gonçalves e dos municípios vizinhos, a Campanha está no verdadeiro pampa, aquela extensa planície, ideal para o pasto de gado, que ouvimos tanto falar nas histórias sobre o Rio Grande do Sul. Nos últimos anos, a criação de bois e ovelhas está abrindo espaço para a plantação de uvas das melhores espécies européias para a vinicultura. Como resultado, algumas vinicolas da serra gaúcha passaram a explorar o terroir daquela região com o desenvolvimento de novos tipos de vinhos finos no país. Ao mesmo tempo, começaram a despontar pequenos produtores de vinhos nos chamados campos do sul. Um deles é a Estância Guatambu, na cidade Dom Pedrito, que iniciou a vinificação de sua plantação de uvas Cabernet Sauvignon em 2006 e atualmente apresenta mais de dez rótulos. E, este ano, para celebrar a inauguração de sua vinícola lançou seu primeiro Tannat e um espumante Rosé Brut.

Com o objetivo de explorar melhor o enoturismo, a Estância Guatambu instalou sua vinícola em uma charmosa construção de 3.000 m² com arquitetura espanhola na rodovia BR 293, importante ligação da capital Porto Alegre com a região. Lá todo o processo de produção, que é supervisionado pela engenheira agrônoma Gabriela Hermann Potter e pelos enólogos uruguaios Alejandro Cardozo e Javier Gonzalez, pode ser visitado por grupos de turistas em tour previamente agendado. No salão com capacidade para 200 pessoas, o programa prevê a degustação de três vinhos, acompanhada ou não de tábua de frios ou de parrilla de novilho criado na mesma fazenda onde são plantados os vinhedos da Estância Guatambu. Nos 22 hectares da propriedade, há, além da Cabernet Sauvignon e Tannat, as variedades Chardonnay,Sauvignon Blanc, Merlot, Tempranillo, Gewürztraminer e Pinot Noir. Enfim, mais um bom motivo para viajar para o sul do país. 

Entre os rótulos já lançados pela Estância Guatambu estão os espumantes brut e extra brut, os tintos Rastros do Pampa e o branco Luar do Pampa (Foto: Eduardo Viero)


Os vinhedos de Guatambu são cultivados em espaldeiras na estância centenária de grande biodiversidade do bioma Pampa (Foto: Eduardo Viero)

Os vinhos tintos envelhecem em barris de carvalho importados da França antes do engarrafamento na Estância Guatambu (Foto: Eduardo Viero)

Extraído do sítio Revista Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.