8 de agosto de 2013

FISIOTERAPEUTA ORIENTA POSTURA CORRETA DURANTE ATIVIDADES DO DIA A DIA

Atividades como RPG e Pilates ajudam na reeducação postural (Katrin Wuertemberger/Getty Images)

O fisioterapeuta Carlos Eduardo Junqueira, diretor da clínica Lituânia, ressalta que em nosso dia a dia negligenciamos nossa postura sem perceber e, assim, colaboramos de forma negativa para a nossa saúde futura, com dores localizadas ou irradiadas, desvios posturais e traumas psicológicos e estéticos.

”Os principais exemplos desses vícios de postura são passar horas trabalhando em pé ou em uma longa fila de salto alto, por exemplo, resultando em dores nas pernas e na coluna lombar; a bolsa ou mochila, carregada costumeiramente em só um dos ombros com o peso além do permitido, provoca além das dores nos ombros e na coluna, as já conhecidas escolioses, que é a nomenclatura utilizada para denominar esses desvios posturais”, ressalta o fisioterapeuta.

Junqueira alerta que para se tentar corrigir ou amenizar as dores e as más posturas, a técnica mais eficaz e mais utilizada é o RPG (Reeducação Postural Global), criada pelo francês Philippe Souchard, a qual permite um reequilíbrio da musculatura global através de manobras específicas e alongamentos musculares.

Hérnias de disco, protusões discais, desvios posturais, dores irradiadas para os membros superiores e inferiores, dores localizadas na coluna vertebral, diminuição e/ou perda de força e parestesias (formigamentos ) dos membros são apenas algumas patologias indicadas para o tratamento através do RPG.

“O RPG devolve e promove ao paciente, além da melhora de sua autoestima, uma melhora na qualidade de vida e mudança em seus maus hábitos diários. A coluna vertebral é exigida em quase todos os movimentos de nosso corpo e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro. Cuidar da postura é essencial para se manter saudável, sem desvios na coluna e, consequentemente, sem lesões ou sintomas”, avalia o especialista.

Confira algumas recomendações do especialista:

Sentado por um longo período, como, por exemplo, no trabalho, escola ou faculdade: o ideal é manter as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. Os pés devem ficar apoiados no chão, a cabeça erguida e com olhar fixo para frente. Os ombros devem ficar relaxados e os joelhos devem ficar em ângulo de 90 graus em relação aos quadris.

Em pé: o peso do corpo deve ser distribuído entre ambas as pernas. Os pés devem ficar apoiados no chão e voltados para frente. A cervical deve estar alinhada e os braços e ombros relaxados, evitando contrair o pescoço. Caso permaneça um longo período na mesma posição, repousar alternadamente um dos pés sobre um objeto.

Bolsas e mochilas: evitar sobrecarregar um lado só do corpo com o peso de mochilas e bolsas. As alças da mochila devem ser apoiadas nos dois ombros. Já as bolsas e sacolas devem ter o peso dividido nas duas mãos.

Trânsito: o motorista que passa horas no congestionamento ou vai pegar estrada por um longo período, deve manter as costas reta e apoiada no encosto do banco, este com uma angulação de 75 graus e as pernas semi-flexionadas.

Caminhadas e corridas: na hora de realizar caminhadas e corridas é essencial manter as costas retas, o abdome contraído, a cabeça erguida com olhar fixo para frente. O calçado deve ser leve, sem salto e adequado para praticar esportes.

Hora de dormir: Importante evitar dormir de bruços, pois força a coluna e dificulta a respiração. A melhor postura é deitar-se de lado, com um travesseiro entre a cabeça e o ombro formando um ângulo de 90 graus entre eles, e outro entre as pernas, formando um ângulo de 75 graus.

Dores: dores nas costas, ombros, pescoço, cabeça e irradiações para os membros, indicam que seu problema postural atingiu um nível de atenção grave, pois sua musculatura está enfraquecida e cedendo a má postura. Importante, então, procurar um fisioterapeuta especializado em RPG e realizar uma avaliação para que possa ser traçado um tratamento específico desses sintomas.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.