10 de agosto de 2013

CROQUIS E DESENHOS ORIGINAIS DE NIEMEYER SERÃO DIGITALIZADOS - Rodrigo Louzas

Ficarão acessíveis na internet 8.927 documentos produzidos pelo arquiteto entre 1938 e 2005.


O escritório de arquitetura do Oscar Niemeyer anunciou na semana passada que começará a digitalizar os croquis e desenhos originais de 342 projetos do arquiteto a partir deste mês.Por meio de uma parceria da Fundação Oscar Niemeyer com o Itaú Cultural, ficarão acessíveis na internet 8.927 documentos produzidos entre 1938 e 2005.

O bisneto do arquiteto e diretor de licenciamento da fundação, Carlos Ricardo Niemeyer, disse que a ideia só surgiu agora, pois o seu bisavô, falecido no ano passado, "preferia destacar os projetos em que estava trabalhando, tinha menos interesse no que já tinha sido produzido. Agora [após sua morte], faz mais sentido dar visibilidade a esse material.".

Ainda de acordo com o diretor, além de servir como registro de uma forma de trabalhar que foi substituída pelos softwares e ferramentas digitais, o acervo é uma mostra do processo criativo de Niemeyer.

Entre as digitalizações, haverá também projetos ainda não realizados, como um aeroporto em Brasília e um complexo para o Maracanã. A primeira fase da digitalização durará cerca de quatro meses. Após isso, a equipe técnica cuidará do tratamento e da catalogação do resto do acervo (fotos, textos e outros documentos), que também ficará acessível na internet.

Além das digitalizações, o acervo de Niemeyer também servirá de base para uma exposição, com curadoria de Lauro Cavalcanti, em junho de 2014, em São Paulo.

Extraído do sítio PiniWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.