21 de agosto de 2013

FUNDAÇÃO CULTURAL LANÇA 9ª FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE FOZ DO IGUAÇU

A programação completa dos escritores, artistas e convidados que participarão da 9ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu será divulgada na terça-feira (20). A apresentação acontecerá durante o lançamento oficial do encontro literário, às 19h30, na Fundação Cultural.

Ao todo, serão cerca de 150 atividades gratuitas, distribuídas ao longo de dez dias da Feira do Livro. Lançamentos de obras com autores de todas as áreas, debates e bate-papos, sessões de autógrafo, oficinas, apresentações culturais, recreação e atividades lúdicas prometem despertar a imaginação e ampliar o gosto pela leitura entre pessoas de todas as idades.

Na terça-feira, a solenidade de apresentação da Feira do Livro contará com a presença do escritor Gonçalo Tavares, considerado um dos expoentes da nova geração de escritores portugueses. Em sua vasta produção literária, contam-se mais de 30 obras publicadas e traduzidas em dezenas de países, inclusive no Brasil.

“Esta atividade em grande estilo anuncia a vasta programação que estamos preparando em conjunto com vários parceiros que têm se dedicado à organização de uma bela feira do livro”, revela Alexandre Freire, presidente da Fundação Cultural.

O lançamento da 9ª Feira Internacional do Livro será na Sala Antonio Cabral de Mendonça, reunindo artistas, escritores, livreiros, gestores públicos e a comunidade iguaçuense. A presença de Gonçalo Tavares durante o anúncio oficial da feira é uma ação conjunta da Fundação Cultural e do Instituto Polo Iguassu, com patrocínio da Itaipu Binacional.

A atividade preparativa para o evento literário iguaçuense é aberta a toda a comunidade, por meio de confirmação prévia de presença pelo telefone (45) 3521-1309.

Atrações 

Escritores e artistas brasileiros de referência nacional e internacional, autores de vários países latino-americanos, e um espaço privilegiado para debate e circulação da produção literária iguaçuense, essas serão as características da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu.

Entre as atividades e ambientes organizados estão: Feira das Letrinhas, Mostra Latino-Americana de Literatura, Arena das Ideias, Espaço das Artes, Espaço PTI Digital (com Literatura Digital, Estação de Ciência e Polo Astronômico) e Espaço da Memória – Foz do Iguaçu 100 anos.

“Estamos construindo espaços para o encontro das pessoas, permitindo que o acesso, o debate e a difusão da literatura atendam a todos os públicos, abrangendo os mais diversos gêneros e estilos”, informa Arinha Rocha, coordenadora da 9ª Feira Internacional do Livro. Tudo isso sem falar das oficinas de produção cultural.

Diálogo 

De 30 de agosto a 8 de setembro, ao longo de todos os dias, a população local e os visitantes poderão participar da vasta programação literária, artística e cultural. O espaço da feira, na Praça das Nações (praça do Mitre), na Região Central, está sendo preparado para garantir a vivência e o encontro entre os participantes do evento.

Além de estandes para a comercialização e a troca de publicações, mantidos por livrarias, editoras e sebos, as universidades da cidade serão beneficiadas com uma estrutura própria para a divulgação de projetos literários, livros e atividades com escritores ligados às instituições de ensino superior do município.

Já os estudantes das escolas da rede pública poderão contar com uma infraestrutura especial para deslocamento e participação na feira, além do vale-livro que será distribuído entre os alunos da rede municipal.

Evento 

A 9ª Feira Internacional do Livro é promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação. O encontro literário tem o apoio da Itaipu Binacional, Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria Municipal de Turismo, Núcleo de Livrarias, Parque Tecnológico Itaipu, Unila, Unifoz, Uniamérica, Cesufoz, UDC, Ceac, Colégio Bertoni e Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.

Serviço: Lançamento da 9ª Feira Internacional do Livro - Data: 20/8 (terça-feira) - Horário: 19h30 - Local: Fundação Cultural -

Extraído do sítio Cidade Foz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.