6 de agosto de 2013

DOSTOIÉVSKI É PROCESSADO 131 ANOS DEPOIS DE MORRER

Mesmo morto, Dostoiévski segue envolvido com a Justiça russa…

Fiódor Dostoiévski, um dos maiores nomes da história da literatura mundial, morreu há 131 anos. Mesmo assim, por uma característica da lei russa, acabou processado por incitar o desrespeito a um tribunal. As informações são da agência de notícias estatal russa Ria Novasti.

O processo começou após um morador da longínqua região de Kamchatka, no nordeste da Rússia, usar a palavra “idiota” para se referir a um oponente durante um julgamento, em 2011.

Processado criminalmente por desrespeito ao tribunal, o homem alegou em sua defesa que a “perniciosa influência” da leitura de O Idiota, uma das obras-primas de Dostoiévski, publicada em 1869, o havia levado a ofender o adversário, e que o escritor deveria ser investigado por incitá-lo a desrespeitar o tribunal.

Após o prazo de nove meses, dentro qual Dostoiévski teria sido investigado, o processo foi finalmente arquivado no início deste ano pelo fato de o escritor estar morto desde 1881. As autoridades judiciais russas são obrigadas a processar todos os requerimentos feitos ao Judiciário, independentemente de parecerem absurdos, segundo um porta-voz.

O crime de desrespeito a tribunal prevê pena de até seis meses de detenção ou multa de 200 mil rublos (cerca de R$ 14 mil) na Rússia.

Inocentado neste processo, Dostoiévski passou grande parte da vida tendo problemas com a Justiça. Em 1849, o escritor foi condenado à morte junto com outras 19 pessoas por distribuir panfletos contra o governo, mas a sentença foi cancelada na última hora.

Caso tivesse morrido na ocasião, ele não teria escrito seus principais romances, como “Crime e Castigo”, “Irmãos Karamazov” e o livro que teria incitado o desrespeito a tribunal praticado pelo morador de Kamchatka.

Extraído do sítio Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.