21 de agosto de 2013

MORREU O ESCRITOR MIRKO KOVAC EX-IUGOSLAVO ANTINACIONALISTA


O escritor e argumentista de origem jugoslava Mirko Kovac, vítima da censura comunista e crítico dos nacionalismos, no início da dissolução da Jugoslávia, morreu na Croácia, aos 74 anos, informou hoje o seu editor croata Fraktura.

Nascido no Montenegro, Kovac viveu em Belgrado, na altura da Jugoslávia comunista. Devido às suas posições antinacionalistas em relação ao antigo presidente sérvio Slobodan Milosevic, teve de fugir da capital sérvia no início dos anos 1990.

Kovac instalou-se depois em Rovinj, na região croata de Ístria, onde será enterrado, indicou a agência France Presse.

"Um dos escritores mais talentosos da literatura jugoslava pós-moderna", segundo o diário croata Novi List, galardoado com numerosos prémios literários nos Balcãs, Mirco Kovac reivindicava a sua pertença à literatura montenegrina, como à sérvia, à croata e à bósnia.

Os seus romances e novelas foram frequentemente alvo da censura comunista e retirados das livrarias, devido ao seu lado "sombrio e ferozmente individualista".

"La vie de Malvina Trifkovic", "La ville dans le miroir" e "Le corps transparent" são algumas das obras de Kovac que foram traduzidas em várias línguas.

Extraído do sítio iOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.