1 de agosto de 2013

EXPOSIÇÃO NO METRÔ DE SÃO PAULO PROPÕE NOVO OLHAR SOBRE A ÁFRICA

Moda, cultura jovem, música e literatura estão entre os conteúdos da mostra "Afreaka", em três estações da capital paulista.

Uma África que não remete a fome, pobreza e miséria será tema da próxima mostra do Projeto Encontros em três estações de metrô de São Paulo. A exposição Afreaka começa na próxima segunda-feira (05/08) e vai até 31 de agosto, nas estações Paraíso, Corinthians-Itaquera e Artur Alvim.

A exposição Afreaka contará com produções artísticas e intelectuais de oito países africanos

A ideia dos dois idealizadores da iniciativa, a jornalista Flora Pereira e o designer Natan de Aquino, era fugir completamente dos estereótipos do continente africano. Durante sete meses, eles viajaram pela África, passando por África do Sul, Namíbia, Botsuana, Moçambique, Tanzânia, Zimbábue, Quênia e Zâmbia. Na volta, criaram o site Afreaka, cujo conteúdo agora será exposto no metrô, com patrocínio dos Correios.

Música, literatura, arte, culinária, moda, cultura jovem e arquitetura são algumas das vertentes trazidas pela exposição, que quer veicular o continente africano a uma imagem moderna e diferente da transmitida pela mídia convencional.

A produção cultural e intelectual da África será mostrada ao usuário do metrô através de exemplos de artistas e iniciativas encontrados nos países visitados. Na estação Paraíso haverá um painel com imagens para fotos e também fotografias e ilustrações dos criadores do projeto, as quais estarão presentes também na Artur Alvim.

Também será montado um Espaço de Leitura, com doze livros sobre a África em diversas expressões: poesia, culinária, turismo, fotografia e histórias infantis. Ainda, uma coletânea de vídeos produzidos durante a jornada serão exibidos nas duas estações mostrando alguns momentos nos oito países africanos.

O site do Afreaka foi fundado com dinheiro arrecadado a partir de crowdfunding (financiamento coletivo) e traz mais de 90 reportagens, 100 ilustrações inéditas, inúmeros vídeos e fotografias e ainda uma seção de dicas para o turismo local. A exposição terá o mesmo horário de funcionamento do metrô e será gratuita para seus usuários.

Extraído do sítio Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.